Auxílio caminhoneiro é apenas um paliativo e não resolve o problema da alta dos combustíveis

Alta no diesel é o vilão para caminhoneiros autônomos e transportadoras
Foto: Filó Alves

Governo tenta manobra para aprovar auxílio caminhoneiro.

Mais uma tentativa do governo de querer agradar os caminhoneiros, mas “tiro pode sair pela culatra”

O governo Federal juntamente com o Congresso Nacional decidiu nesta semana ampliar o Auxílio Gás como também a criação de um Auxílio Caminhoneiro, em resposta a alta dos combustíveis.

Apesar disso, a proposta corre o risco de não ser do agrado dos caminhoneiros, pois o valor que está em trâmite de negociação seria de mil reais, o que para muitos não resolve o problema do alto custo que os caminhoneiros sofrem.

Existe o receio do governo de que a iniciativa viole a lei eleitoral, ou seja, a tentativa de criação deste benefício às vésperas das eleições deste ano e isso não pode.

Porém, o governo pensa em uma manobra, para que isso seja aprovado e dentre elas estaria a decretação de “estado de calamidade”. Contudo, o processo está sendo analisado pela AGU – Advocacia Geral da União.

Para os caminhoneiros e técnicos no assunto, os auxílios são paliativos e eleitoreiros, pois não resolvem a causa raiz do problema que é a política de preços praticada pela Petrobras.

Rapidamente, os aumentos da Petrobras superarão os valores previstos pelos auxílios e desta forma, não resolverão o problema. O que precisa ser revisto é a política de preços da Petrobras ou uma forma de subsidiar esses aumentos.

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho