Foi publicado na edição de quarta-feira(20) do Diário Oficial da União (DOU) a resolução que autoriza reajuste da tabela do preço de frete mínimo realizado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
A resolução de número 5.985/2022 visa promover o reajuste mínimo da tabela com o índice nacional de preços ao consumidor amplo (IPCA) e também na aplicação do óleo diesel S10.
Tudo isso seguindo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP) no período correspondente a 10 a 16 de julho de 2022.
A medida não visa mudar a metodologia para formação do tabelamento, apenas incluir a variação do IPCA e atualizar o valor do diesel. Com essa alteração, o valor do piso mínimo da tabela terá para operações com veículo automotor 0,87% e de carga e lotação de 1,96%.
No ano de 2018 foi implantada a política de preços mínimos para o frete, essa foi uma das reivindicações da categoria caminhoneira que os profissionais lutaram na greve do mesmo ano.
O então presidente Michel Temer instituiu a política nacional de pisos mínimos no transporte rodoviário de cargas e determinou que a ANTT seria responsável por publicar e alterar a norma.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário