PRF

Carreta roubada em 2021 é recuperada com identificação paraguaia

O caminhoneiro que estava conduzindo a carreta era do Paraguaio

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma carreta semirreboque que havia sido roubada na cidade de Cuiabá, em Mato Grosso, em setembro de 2021. O veículo da marca Randon foi recuperado na última terça-feira(26) em Guaíra, oeste paranaense, a 1.189,6 km de distância do local onde foi roubado.

Após quase um ano da data do crime, o caminhão foi recuperado com algumas modificações na documentação do semirreboque. Ele estava registrado como um veículo paraguaio sendo de uma marca artesanal do local.

Além da audácia de trocar a identificação, as peças do cavalo trator do semirreboque eram oriundas do roubo ocorrido no ano passado.

Em relação ao roubo de cargas e veículos, os números só tendem a aumentar principalmente após a retomada da economia com a diminuição dos casos de covid-19 e a vacinação em massa da população.

Conforme levantamento feito pela Associação nacional de transporte de cargas e Logística (NTC & Logística) apenas do ano passado, houve 14.400 registros de roubos, deixando um rombo de mais de 1,27 bilhão de prejuízos para o setor.

Em comparação ao ano de 2020, o percentual aumentou em 1,7%, concentrando o maior número de crimes desse tipo nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. 

A PRF vem tentando intensificar as fiscalizações nas rodovias, principalmente nos locais com maior ocorrência de roubo de cargas. Ela orienta que os caminhoneiros se atentem a alguns fatos quando estiverem trafegando, entre eles, tomar cuidado com caronas a desconhecidos e evitar falar sobre o valor da carga que está transportando.

O caminhoneiro que dirigia o veículo com dados falsos do Paraguai, responderá pelo crime de receptação podendo pegar de um a quatro anos de cadeia e ser penalizado com pagamento de multa.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto