Como foi feito o comercial da Volvo com o ator Jean-Claude Van Damme

Esse incrível comercial da Volvo que gerou uma série de vários outros, teve inicialmente o ator Belga como o protagonista.

Foto: Divulgação Volvo

Esse incrível comercial da Volvo que gerou uma série de vários outros, teve inicialmente o ator Belga como o protagonista.

Ele se equilibrava sobre os retrovisores de dois caminhões Volvo, enquanto eles se afastavam lentamente

Há aproximadamente nove anos atrás, em 2013, a Volvo iniciava uma série de incríveis comerciais, sendo convidado para estrelar no primeiro deles, nada mais nada menos que o ator belga Jean-Claude Van Damme.

Van Damme sempre ficou conhecido no cinema em seus filmes, por dominar diversas artes marciais, entre elas o caratê, muay thai, kickboxer, dentre outras.

Ele se equilibrava de verdade em cima dos retrovisores de dois caminhões Volvo, enquanto os mesmos se afastavam lentamente de ré, demonstrando uma das principais cenas em que o famoso ator ficou mundialmente conhecido, o chamado movimento “carpado” que é ficar com as pernas abertas em um ângulo de 90º.

Nascia então um dos comerciais mais épicos de todos os tempos, o Volvo Epic Split.

O comercial, que foi produzido pela Agência sueca Forsman & Bodenfors e dirigido pelo diretor Andreas Nilsson, demonstrava uma imagem totalmente fantástica e ao mesmo tempo aterrorizante com o ator em cima dos retrovisores dos caminhões com as pernas totalmente estendidas, mas na verdade ele não corria um perigo real.

Existia no caminhão da esquerda, uma gaiola com um cabo que sustentava o ator em caso de uma possível queda. Essa imagem posteriormente foi retocada e redigitalizada, para que desse a sensação de que ele estava arriscando sua vida de verdade!

YouTube video
Diante das Câmeras

As gravações foram realizadas na pista do aeroporto internacional Ciudad Real, na Espanha, que estava desativado. O local era ideal por se tratar de uma pista plana, com boa pavimentação e uma pista com distância de 4.100 metros.

A preparação para o comercial durou cinco meses e o objetivo da campanha era demonstrar a eficiência da direção dinâmica da Volvo, um sistema composto de uma tecnologia que reduz em até 85% o esforço feito para virar a direção do caminhão, ajudando a diminuir a fadiga do motorista e aumentando a segurança nas estradas.

A cena não teve cortes e foi gravada no nascer do sol e ficou simplesmente incrível. Apesar da Volvo não ter divulgado o valor oficial gasto no comercial, um jornal local estimou entre 3 e 4,7 milhões de dólares e ele rendeu cerca de 170 milhões de dólares para a marca sueca.

Depois desse comercial a Volvo ainda criou outros em testes, em que uma atleta praticante de highline, cruza passando sobre uma corda amarrada e esticada por dois caminhões Volvo.

Em outro comercial um caminhão Volvo é dirigido próximo a um precipício por um hamsters (roedor), demonstrando a leveza da direção dos caminhões da marca.

E por fim outro comercial em que o próprio presidente da Volvo fica em pé sobre a frente de um caminhão da marca, pendurado em altíssima altura por um guindaste fixado no gancho que equipa o veículo na parte frontal, em que ele afirma suportar até 32 toneladas.

Redação – Brasil do Trecho