Veja porque o FH rodotrem foi criado com pneus singles

O pneu singles já é uma realidade para caminhões na Europa e agora embarca caminhões no Brasil.

Veja porque o FH rodotrem foi criado com pneus singles
Foto: Reprodução / Planeta Caminhão

Entenda o que significa a tecnologia singles

Quando se fala em caminhão logo se pensa em suas rodas, mas hoje vamos mostrar algo além da combinação de dois pneus juntos sob a carroceria, onde se transformando em praticamente um temos o pneu single.

A decisão por usar mais de um pneu se deu na fabricação dos primeiros caminhões onde os profissionais que trabalhavam na criação dos veículos viram que apenas um não seria suficiente para aguentar a capacidade de carga.

Agora com a criação de um novo tipo de pneu, os caminhões poderão voltar a ter apenas um acoplado em cada lado de um eixo, o pneu single. Esse tipo de pneu é mais resistente e largo que o convencional transformando dois em um.

Essa nova implementação não é adotada nos caminhões que trafegam nas rodovias brasileiras, mas uma marca bastante famosa decidiu incrementar esse pneu em um veículo brasileiro.

O FH rodotrem da Volvo tem em sua planta de criação o pneu single compondo o veículo dispensando a utilização de dois pneus.

O diretor de tecnologia e inovação da marca Randon – Volvo, Juliano Pimentel, acredita que para que haja implementação desse tipo de veículo no país é necessário a mudança na legislação para que possam estar legais os caminhões que possuem pneu um pouco maior do que o convencional onde é o caso do single, sem a necessidade de dois.

YouTube video
Vídeo: Planeta Caminhão

Redação – Brasil do Trecho