Volvo VT880, considerado o maior caminhão e fracasso da marca

O curioso caminhão da Volvo modelo VT880 foi o maior caminhão já fabricado pela marca, mas também foi considerado o maior fracasso.

Fot:: www.flickr.com

O vídeo mostra o curioso e gigante caminhão da Volvo.

Foi uma tentativa de conquistar o mercado norte americano

O curioso caminhão da Volvo modelo VT880 foi o maior caminhão já fabricado pela marca, mas também foi considerado o maior fracasso.

Era uma tentativa da Volvo de conquistar o mercado norte americano, disputando com outras grandes marcas como Peterbilt, Mack e Western Star.

Apesar da Volvo ter conquistado seu espaço nesse mercado dos caminhões, essa tentativa com esse modelo VT880, foi considerado um verdadeiro fracasso.

O custo de produção deste modelo era muito alto e acabou vendendo poucas unidades.

A Volvo sempre foi conhecida por sua robustez, confiança e sofisticação dos seus modelos. No Brasil, o Volvo N10 foi considerado um dos verdadeiros clássicos e que fez muito sucesso.

Mas embora tenha sido muito bem sucedida por aqui, a marca tem história também em outros países. Na tentativa de ganhar uma fatia do mercado americano, com um pesado investimento, ela efetuou o lançamento do modelo VT880 em 2005 e foi considerado o maior caminhão já fabricado pela Volvo.

O modelo tinha o clássico estilo americano, gigante e sofisticado, com a cabine recuada e dianteira avançada (bicudo) e quadrada, com escapamentos verticais.

O caminhão tinha também o eixo dianteiro deslocado para frente o que garantia maior conforto e contava com opções de cabine longa, média e curta.

A cabine longa modelo 880, era a mais completa e vinha com acabamento de luxo que contava com poltronas, pia, forno e uma cama mais ampla e confortável do que nas outras versões.

Ele saía de fábrica com várias opções de motorização e no caso do VT880 as opções eram as seguintes: D16 com potência de 500 cv até 625 cv e o Cummins ISX15 de 475 cv até 565 cv.

No entanto, o modelo mais comum era o D16-MH de 625 cv, considerada a melhor opção do modelo. Seu câmbio poderia ser o manual Eaton Fuller de 10, 13 ou 18 marchas ou o Eaton auto-shift de 10 a 18 velocidades.

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O caminhão foi vendido para aqueles que buscavam por robustez, potência, eficiência e desempenho para longas viagens. O modelo chegou a ser elogiado por várias características e foi indiscutivelmente considerado um excelente caminhão, mas nem isso foi suficiente para ter sucesso nas estradas americanas.

Apesar de ser um caminhão de muito potencial, o público americano, desconfiado pelo alto valor do veículo, não estava acostumado com a marca e assim, não acreditavam que a Volvo poderia desenvolver um caminhão de 1ª linha, uma pena, pois era um espetacular veículo, mas que ficou pouco tempo à venda no mercado americano, em virtude das baixas vendas.

Ele chegou a ser vendido na época por mais de 100 mil dólares, porém hoje pode ser visto em vários sites de caminhões usados e é encontrado por menos de 30 mil dólares.

E você acredita que ele poderia ter feito um grande sucesso aqui no Brasil? 

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Redação – Brasil do Trecho / com informações Apaixonados por Estrada / Blog do caminhoneiro