A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou na última terça feira dia 23 de agosto, alterações no piso mínimo do frete rodoviário. Confira a seguir os motivos por trás dessa decisão e no que isso altera, a vida dos caminhoneiros:
A tabela de frete precisa ser alterada toda vez que a variação dos combustíveis sofra uma oscilação superior à 5%, o que aconteceu esse ano, devido à ação da Petrobrás que diminuiu por exemplo o preço do diesel. Com isso a redução da tabela chega até 4% para operações em que ocorra a contratação, de veículo de cargas de alto desempenho.
Lembrando que a tabela da ANTT, foi criada em 2018, após a greve nacional dos caminhoneiros que fez com que o Brasil, parasse de movimentar cerca de vinte e seis bilhões de reais. Os caminhoneiros exigiam mais respeito, redução do preço do diesel e uma tabela de frete que garantisse uma remuneração mais justa!
Esperamos que com essa nova alteração, feita nesse mês de agosto, os caminhoneiros possam se beneficiar com valores mais aceitáveis e que não seja necessária uma nova paralisação nos próximos anos.
Se você é caminhoneiro e deseja ficar informado sobre as últimas notícias do Brasil e exterior, acompanhe nosso blog, Brasil do Trecho.