Você sabe o que é arrendamento de caminhão? É um tipo de contrato, onde o proprietário concede que uma terceira pessoa utilize seu caminhão, mediante a um pagamento mensal e/ou anual. Confira maiores detalhes a seguir:

Diferente do processo comum de aluguel, com o arrendamento, é possível que ao final do contrato o arrendatário (pessoa que faz utilização, nesse caso, do veículo) possa comprar o caminhão. Porém, é necessário ficar atento às cláusulas do contrato! Todo o processo precisa passar por aprovação do cartório, afim de evitar imprevistos futuros. Ou seja, o processo funciona como um tipo de locação. 

Outro ponto importante, para que tudo ocorra dentro da lei: É necessário possuir o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Bem como, estar regularizado com as normas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Após o despachante ou responsável pelo trâmite legal, inserir o contrato de arrendamento, ele aparecerá na sua ANTT e o caminhoneiro poderá rodar tranquilamente.

Esperamos que tenha aprendido um pouco mais sobre o processo de arrendamento e sua importância! Acompanhe nosso blog, Brasil do Trecho.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto