As primeiras duas parcelas do Auxílio Caminhoneiro começam a serem pagas dia 09/08.
Vejam 11 dicas para o próximo presidente de como ele deve agir para prosseguir com o pagamento deste benefício em 2023 dentre outros
O Auxílio Caminhoneiro será pago na próxima terça-feira dia 09.08 e contemplará desta vez a junção das parcelas de julho e agosto, no valor de R$ 1.000 cada.
O terceiro lote será pago dia 24/09 e as outras parcelas ocorrerão nos dias 22/10, 26/11 e 17/12.
O benefício será depositado via poupança social digital, podendo ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem.
Nota: Os valores não movimentados no prazo de 90 dias, contados da data do depósito, retornarão para o governo.
Para saber se o caminhoneiro está apto ou não a receber o benefício, é só preencher os dados no site: consultapublica.antt.gov.br.
Prosseguimento do pagamento em 2023 é possível?
Não existe atualmente, posicionamento quanto ao prolongamento do pagamento deste benefício após o mês de dezembro de 2022.
Apesar disso, candidatos à presidência da República vêm sendo procurados por representantes dos caminhoneiros para que o próximo governo busque alternativas da permanência do pagamento do Auxílio Caminhoneiro.
A possibilidade não está descartada, mas o presidenciável que conquistar a mais desejada vaga ao maior cargo político do país, terá que convencer o Congresso Nacional e o Senado do prolongamento deste benefício, uma vez que ele não estará previsto no orçamento do próximo ano!
É plausível que dependendo do presidenciável que ganhar, queira ajudar os caminhoneiros a prolongar o pagamento do Auxílio Caminhoneiro em 2023, até que surjam outras medidas que satisfaçam a categoria, como por exemplo:
1) A mudança da política da Petrobras para o mercado interno, sem mexer na política externa, dando um tratamento diferenciado para a população brasileira.
2) Outra alternativa é promover o reajuste da Tabela de Frete Nacional de forma mensal, evitando-se demora e repasses prolongados.
3) Além disso, é muito importante que hajam mudanças nas leis atuais, que tratam de forma muito severa os ornamentos e acessórios utilizados pelos caminhoneiros, além da atual legislação do arqueamento, que precisa ser readequada.
4) Também deve ser revista a lei que trata da medição máxima da carreta, onde deveria considerar a partir da carreta e não a partir do cavalo mecânico, pois ter um veículo com uma área maior de motor, também auxiliaria na segurança do caminhoneiro, com relação ao impacto em caso de acidentes (retornando ao mercado o bicudo), assemelhando-se à legislação norte americana e não à europeia.
5) Outro ponto à ser discutido e promovido pelo presidenciável é em relação a infraestrutura das estradas e pontos de paradas adequados, pois poderia ser de alguma forma, promovida pelo governo Federal através de incentivos à iniciativa privada e até com reduções de impostos.
6) Criação do “Ministério do Caminhoneiro”, para que todas as reivindicações sejam criadas, executadas e concluídas no período de 4 anos.
7) Aumentar o valor anual do MEI caminhoneiro também ajudará para aqueles que queiram ingressar na profissão, beneficiando também aqueles que já são microempreendedores.
8) A revisão da aposentadoria do caminhoneiro, também seria uma outra alternativa, pois era um direito que lhes foi tirado!
9) Uma excelente alternativa para a redução dos preços dos combustíveis, além da mudança da política da Petrobras com relação ao mercado interno, poderia ser também a utilização dos dividendos da estatal para reforma das refinarias existentes, tornando-as capazes de refinar o pré sal que é mais fino e se aproxima mais daquele que ainda importamos.
10) Ter refinarias capazes de refinar o petróleo da Bacia de Campos (mais pesado) e o petróleo do Pré Sal (mais leve) para derivar deles o óleo diesel, aumentando sua produtividade para abastecer o mercado interno e também exportar, seria a melhor opção para os caminhoneiros e para toda a população brasileira também.
11) E por fim, com o crescimento da economia, criar uma espécie de “Conta Caminhoneiro BNDES”, para que eles tenham fácil acesso ao crédito para troca de seus veículos por outros mais modernos, sendo usados ou novos, mas com taxas bem mais atrativas e também crédito para que possam fazer a manutenção de seus veículos com taxas menores ainda, promovendo a segurança nas estradas!
Quais seriam os prováveis ganhos
Os ganhos serão infinitos!
Teremos bem mais ofertas de empregos. A economia crescerá mais rapidamente. O consumo dos combustíveis aumentará. Exportaremos derivados do petróleo e não precisaremos mais importá-los.
Essa tendência atrai cada vez mais investidores para o país e para a própria Petrobras, pois aumentará o leque de produtos que ela possui hoje, crescendo mais ainda.
Os estados e a federação aumentarão suas arrecadações alavancando verbas de forma incessante para aplicarem em outros investimentos internos, como o turismo, educação, saúde, segurança, novas tecnologias, cultura, ecologia e muito mais!
Todas essas medidas poderão revolucionar o mundo do caminhoneiro brasileiro e atrair trabalhadores para oxigenar e substituir aqueles que estão prestes a se aposentarem, mas também beneficiarão como um todo, o povo brasileiro, com mais empregos, mais saúde, mais educação, mais segurança, mais crédito, mais alimentos, mais moradia, mais recursos etc!
O Brasil terá dinheiro suficiente para quitar suas dívidas externas e os estados e municípios suas dívidas internas! Teremos recursos suficientes para aumentarmos nossa produtividade no extrativismo vegetal, animal e mineral, porém através de uma conduta bio conduzida, bio controlada, biologicamente correta.
Teremos mais recursos para melhorarmos o controle das nossas fronteiras, como também do tráfico de drogas, armas etc.
Com mais segurança e controle, o turismo aumentaria, atraindo cada vez mais recursos para o país.
Precisamos da união de todos e não de brigas partidárias! Precisamos urgentemente acionar a chave do crescimento de nosso país!
Redação – Brasil do Trecho / Informações: Agência Brasil
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