Uma fiscalização ocorrida no último sábado (30) resultou em uma apreensão de 71 comprimidos de rebite, nome popular dado a anfetamina, substância utilizada por caminhoneiros para inibição do sono. Tudo aconteceu no município de Belém de São Francisco, localizado no estado de Pernambuco.
Ao ser abordado, o condutor do caminhão acabou confessando que havia comprado os comprimidos de rebite para consumo próprio evitando o cansaço durante a viagem, assim poderia dirigir por mais tempo.
Ao verificarem o veículo, se depararam com a presença dos comprimidos e ainda notificaram o caminhoneiro pelo não cumprimento da lei do descanso, já que ele estava a várias horas seguidas sem dormir.
O motorista precisou assinar um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) para comparecer em juízo assim que solicitado. O caminhoneiro também teve o veículo retido até o cumprimento do horário de descanso estabelecido por lei já que havia sido autuado também por não respeitá-lo.
O uso de substâncias como essa a longo prazo, pode causar efeitos colaterais indesejáveis como falta de apetite, dilatação da pupila e problemas cardíacos com batimentos acelerados e arritmia.
O efeito de inibição do sono que deveria ser apenas para a hora da viagem, acaba se tornando prolongado virando uma insônia, não permitindo até na hora de descanso que o motorista durma.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário