Denuncias da Estrada

Caminhoneiro perde seu caminhão para as chamas e alega que a concessionária não tomou nenhuma atitude.

Insensível à necessidade de atendimento imediato, representante da Concessionária disse para o caminhoneiro que “eles não estão ali à disposição o tempo todo”, referindo-se ao pedido de socorro!

Se a Concessionária tivesse ajudado no momento em que foi acionada ou uns trinta minutos antes do ocorrido, ele não teria perdido seu caminhão

Seu Cícero Lima, o “Maranhão”, como é conhecido, comenta que está passando necessidade, pois perdeu seu sustento, sua ferramenta de trabalho, que era seu caminhão Scania 142 HW, todo transformado em motor 113H, uma pérola afirma!

Naquele dia, após ele ter carregado adubo em Catalão, por volta das 14h da tarde de 10 de junho de 2020, em uma subida entre Pires Belo (distrito do município de Catalão, do estado de Goiás, a 290 km de Goiânia) e Campo Alegre, a turbina explodiu e começou a pegar fogo no caminhão!

O próprio presidente do Sindicam de Ourinhos, Ariovaldo Silva Junior, estava passando pelo local e tentou ajudar a apagar o fogo, mas não conseguiram.

Seu Maranhão nem apareceu nas filmagens direito, na época da ocorrência, pois não parava de chorar!

Ele disse que caiu óleo na turbina e isso fez com que o fogo se alastrasse rapidamente. Infelizmente ele não tinha condições de pagar o seguro e acabou perdendo sua ferramenta de trabalho!

Junior do Sindicam de Ourinhos, gravou o momento em que o caminhão estava sendo consumido pelas chamas e a Concessionária responsável pelo trecho, apesar de ser acionada há mais de uma hora do primeiro contato, conforme relatos, não deu assistência em tempo hábil.

Video: Junior Sindicam.

Os próprios caminhoneiros tiveram que bloquear a rodovia, pois o risco de explosão era grande e não puderam fazer nada, apenas acompanhar seu veículo sendo consumido pelas chamas.

Eles decidiram utilizar a água de seus reservatórios, carregando-a com panelas, se arriscando, mas foi assim que conseguiram diminuir as chamas, que já tinha consumido praticamente todo o cavalo mecânico.

Apesar dos esforços, ainda tinha fogo dentro do lado direito da cabine e foi aí que um dos pneus começou a estourar, ocasionando em mais outro risco de acidente.

Somente após o fogo ter consumido praticamente todo o veículo, apareceu um representante da Concessionária que fez naquele momento de aflição e desespero de seu Maranhão, um comentário totalmente incoerente, dizendo que “eles não estão ali à disposição o tempo todo”, referindo-se ao pedido de socorro! 

A indignação dos caminhoneiros foi pela falta de ação da concessionária para agir rapidamente em momentos como esse, sem ter qualquer plano emergencial.

Seus amigos de estrada tentaram de tudo, mesmo com poucos recursos para apagar as chamas, mas ela foi aumentando gradativamente.

O pessoal tentou até desengatar a carreta, que estava carregada de adubo, mas devido à alta temperatura, não conseguiam mexer no engate.

O Corpo de Bombeiros chegou e controlou o fogo, mas somente após de ter consumido todo o cavalo mecânico.

Por sorte (se é que podemos dizer assim) o prejuízo foi material, mas que prejuízo. Seu Maranhão alega que até seu celular foi queimado no incêndio. 

Mais outro descaso de atendimento

Além do prejuízo de ter perdido seu caminhão, seu Maranhão alega outro descaso de atendimento. Estava entardecendo e ficando muito frio, pois era mês de junho e teve que permanecer no local para retirarem seu caminhão, serviço prometido entre as 17h30 e 18h do mesmo dia. 

A equipe desse turno de reboque iria fazer um atendimento e retornaria até o horário acima descrito.

Porém essa mesma equipe passou com o giroflex do reboque desligado e não socorreram seu Maranhão no horário informado, ou seja, somente na troca de turno da segunda equipe de reboque é que ele foi atendido, após a meia noite.

Ele ficou sabendo que na verdade o primeiro turno recusou seu atendimento e o deixou esperando todo esse tempo, ou seja, outra total falta de respeito ao próximo e um verdadeiro descaso!

Indignado com o péssimo tratamento recebido da Concessionária responsável pelo trecho da rodovia, pois seu Maranhão comenta que os pedágios cobrados por eixo são caríssimos e são obrigados a pagá-los, quando precisamos de qualquer socorro, simplesmente não temos!

Apesar de acionar a justiça contra a Concessionária, que não prestou auxílio nos primeiros momentos e não “chegou junto” para ajudá-lo, ele ainda aguarda julgamento, sendo marcada nova audiência para o próximo ano em 07 de fevereiro de 2023 e só resta a ele esperar!

Seu Maranhão comenta que a vida de sua família e a dele mudou muito após a perda de seu caminhão, pois morava em um lugar razoável, porém atualmente está morando em um barraco de fundo. Sua filha teve que parar de estudar no colégio em que estava matriculada, a vida de seu filho também mudou muito e hoje ele passa necessidade para sobreviver!

É mais um irmão da estrada que precisará muito da ajuda de todos que puderem, pois é um pai de família que pede socorro! 

Procuramos a Eco050 e recebemos a seguinte nota.

Nota de Esclarecimentos : A Eco050 informa que foi acionada, no dia 10 de junho de 2020, para atendimento a uma ocorrência de princípio de incêndio no sentido norte da BR-050, em Catalão-GO. Naquela ocasião, a Concessionária prestou todo apoio necessário, por meio de seus recursos para atendimento emergencial mecânico e hospitalar, como determinado em seu Contrato de Concessão, para resguardar os usuários e garantir a segurança viária. Por fim, cabe relembrar que a referida ocorrência também foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Corpo de Bombeiros de Catalão.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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