Modelos chamam atenção por utilizar o álcool como combustivel
Já ouviu falar sobre caminhão movido a álcool? É, isso é uma raridade nas estradas brasileiras, mas existem sim veículos movidos a esse tipo de combustível e é sobre eles que vamos falar hoje.
No início da comercialização desse tipo de veículo o mercado não aceitou muito bem e as vendas acabaram não sendo tão satisfatórias, além de reclamação de quem adquiriu os caminhões sobre sua produtividade.
Com todos esses pontos, a comercialização de veículo a álcool acabou não ocorrendo e a existência de exemplares movidos com esse combustível se tornou uma verdadeira raridade.
Alguns veículos ainda se encontram na ativa e vamos mostrar um pouquinho dos cinco melhores caminhões movidos a álcool do Brasil.
- Dodge E-13
Esse foi o primeiro caminhão movido a álcool no Brasil, contando com 176 cavalos de potência, V8 e ainda tinha chassi super reforçado.
- Mercedes L 2215
Equipado com motor OM 352, 150 cavalos de potência, 6 cilindros e ciclo Otto, teve problemas com as taxas de compressão do motor que sobrecarregam o veículo.
- Volkswagen 22-160
Sendo mais uma aposta no mercado, ele tinha capacidade de gerar 150 cavalos de potência e torque de 36,5 mkgf.
- Dodge E-21
Lançado em 1981, contava com o motor com 176 cavalos de potência, V8 contendo câmbio manual que possibilita mudança para 6 x 2 de tração.
- Scania P270
O modelo mais recente lançado movido a álcool, possui motor DC095 cilindros, turbo compressor radiador e pode gerar até 270 cavalos de potência.
Para saber um pouco mais sobre caminhões movidos a esse tipo de combustível, assista o vídeo abaixo divulgado pelo canal do YouTube apaixonados por estradas.
Redação – Brasil do Trecho