Veja o porquê que esse motor representa uma desvantagem, apesar dele ser considerado bem durável, tanto pelos caminhoneiros, quanto pelos mecânicos.
Confira o vídeo do Rador Tavares
Ele inicia demonstrando o motor que está sendo feito e que ele é considerado por muitos como sendo um “motorzão” e que é bem confiável.
Porém, ele explica que muitas oficinas fazem esse tipo de motor, por que é muito comum de encontrar, ou seja, em cada dez motores a metade você verá o MB 366 sendo retificado.
Mas por que ocorre ter que fazer esse motor?
Isso ocorre devido ao excesso de carga que os motoristas costumam colocar para ser transportado por esse motor (normalmente colocam o dobro), ou seja, superando a sua potência máxima e assim, acaba parando na oficina para manutenção.
Esse motor vem sendo utilizado por mais de 12 anos pelas montadoras. Ele tem a vida útil longa mas, desde que as manutenções periódicas sejam efetuadas de acordo com o plano de revisão periódica do veículo e conforme o manual do proprietário”, comenta Landelino Delgado, instrutor técnico da DaimlerChrysler.
O motor OM 366 LA de seis cilindros é um turboalimentado com aftercoller (pós-resfriador) e desenvolve potência máxima de 211 cv a 2.600 rpm, com torque de 67 Kgmf a 1.400 rpm.
É um motor simples de ser operado, não exige a utilização de equipamentos e ferramentas especiais, apenas que sigam as instruções da fábrica.