A situação atual do país com inflação alta, desemprego etc, mexe com o mercado de compra e venda de veículos.
Veja porque a demanda e a procura são influenciadas em relação aos preços dos carros novos e usados
A vontade dos compradores em querer adquirir um veículo, pode estar sendo influenciada por várias situações, fazendo com que estes esperem por um melhor momento e uma delas, se deve aos altos preços dos veículos novos e usados por exemplo.
Mas porque os preços dos veículos aqui no Brasil estão tão altos?
Tem pessoas que estão esperando um melhor momento, outras estão economizando e outras querem comprar agora. Se tirarmos o fator “preço” muitos pessoas gostariam de ter um carro em sua garagem imediatamente.
Os preços dos carros, seja zero quilômetro ou usado, subiram consideravelmente nos últimos anos e uma notícia que não é muito boa para a maioria dos brasileiros é que a alta dos preços veio para ficar.
Para a maioria dos brasileiros a ideia de comprar um carro zero quilômetro ficará cada vez mais distante. Os preços atuais dos veículos começam a partir de R$ 70.000, o que há pouco tempo atrás era o valor de um sedan modelo completo, por exemplo, com exceção de alguns como o fiat Mobi, que custa um pouco menos que isso.
Considerando que a renda média do brasileiro em 2022 é de R$ 1.212, sendo 33,8 milhões com renda de até 1 salário mínimo, dá para se ter uma ideia do tamanho do desafio em querer adquirir um veículo zero.
Muitos até tentarão financiar um veículo zero, porém nesses casos o valor pago poderá ser ainda bem maior, podendo até dobrar e causar um endividamento que não foi contemplado corretamente no orçamento, ou seja, o coração falou mais alto que a razão.
As montadoras de carros percebendo essa situação o que elas estão fazendo, estão oferecendo veículos mais caros para uma classe acima dessa faixa de brasileiros, ou seja, carros populares ao alcance do povo, infelizmente tendem a não existirem mais.
As montadoras estão priorizando carros mais caros, mais rentáveis para elas e isso começou a partir de 2019 em diante. Apesar de estarem produzindo menos veículos, estão faturando mais com as vendas de carros mais equipados e caros.
Além disso, vale ressaltar os altos impostos que sofrem os veículos quando são fabricados aqui no Brasil e ainda mais os importados, onde isso também influencia nos preços dos mesmos.
Em um grande site de busca, algumas estatísticas mostram uma preferência por buscas de carros usados na faixa de 10 a 25 mil reais, chegando a quase 30%.
Outros quase 20% ficam na faixa de busca de 25 a 40 mil reais e quase 13,5% buscam veículos na faixa de 40 a 55 mil reais.
Isso demonstra que a maioria dos brasileiros buscam veículos nos grandes sites de busca nessas três faixas de 10 a 55 mil reais. Tudo isso somado aos problemas que já conhecemos em nosso país e ainda os problemas externos, estão fazendo com que os preços dos veículos tenham subido estrondosamente.
Um dos principais problemas que levaram as altas dos preços dos veículos novos e que acabaram puxando os preços dos veículos usados foi a escassez de componentes eletrônicos que acabou atrasando a produção de novos modelos.
Com pouco estoque e demanda em alta os carros foram subindo os preços gradativamente. Como a maioria não optou por esperar, migraram para comprar veículos usados, aumentando a procura
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário