Dúvida tem sido recorrente entre os profissionais da categoria.
Para acabar com todas essas especulações vejam as orientações a seguir
O governo federal dará início aos pagamentos do Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (Auxílio Caminhoneiro) no começo do mês de agosto.
A previsão é de que esse auxílio beneficie motoristas autônomos com no máximo de 6 parcelas de R$ 1 mil apenas até o mês de dezembro.
Uma dúvida que tem sido recorrente entre profissionais da categoria é se os caminhoneiros que se tornaram Microempreendedores Individuais – MEIs terão direito ou não ao benefício e aos pagamentos mensais.
MEI Caminhoneiro poderá ou não receber o novo auxílio?
Sim, no entanto, nem todo motorista que se formalizou como MEI terá acesso às parcelas do benefício. Isso porque, segundo o Ministério da Cidadania, para ser beneficiado com o auxílio, o profissional elegível precisa estar registrado como transportador autônomo de cargas no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
Além disso, foi estabelecido um prazo limite para que o registro fosse realizado no banco de dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, ou seja, até o último dia 31 de maio.
Logo, os motoristas que não se inscreveram até essa data não terão direito ao benefício.
O que é o MEI Caminhoneiro?
Trata-se de uma categoria que foi criada em dezembro de 2021 e que permitiu aos caminhoneiros autônomos se formalizarem como Microempreendedores Individuais – MEIs.
Ao abrir um CNPJ, os motoristas passam a ter direito a diversos benefícios trabalhistas e de caráter previdenciário, como por exemplo, a aposentadoria.
Leia também:
PIX Caminhoneiro
O BEm-Caminhoneiro, também conhecido como PIX Caminhoneiro, prevê beneficiar cerca de 900 mil motoristas autônomos. Os trabalhadores não precisam se inscrever para receber o dinheiro, pois a ANTT deu início aos repasses dos dados destes profissionais para o Ministério do Trabalho e Previdência, que é vinculado ao Ministério da Infraestrutura.
Portanto, a verificação dos profissionais elegíveis ao benefício será automática. A Dataprev (empresa de tecnologia da Previdência) será a encarregada de analisar, cruzar e checar os dados recebidos da ANTT.
Calendário de Pagamentos
Observação: no mês de agosto haverá o pagamento de duas parcelas. Não existe previsão de pagamento de parcelas no próximo ano em 2023.
Redação – Brasil do Trecho / Informações: Canal Edital Concursos, Brasil e Gov.br
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário