Dicas para motorista

Você comprou bateria de 60 amperes errado a vida toda e não sabia

Quando precisamos substituir esse componente, considerado primordial para o funcionamento do veículo, geralmente optamos por verificar apenas a amperagem de cada bateria, nada mais.

No entanto, devemos nos atentar que as baterias de mesma amperagem possuem diferenças marcantes entre elas, e é crucial verificar antes da compra, pois isso define uma melhor qualidade, especialmente no momento da partida a frio.

Toda bateria possui a indicação CCA, que significa “Corrente de Arranque a Frio” ou “Corrente de Partida a Frio”. Essa indicação aponta a corrente máxima que o componente pode fornecer na partida.

CA é a Corrente de Arranque, que mede a corrente da bateria à temperatura de 25 ºC. Apesar de o teste ainda não possuir regulamentação, consta em algumas baterias do mercado brasileiro.

Dessa forma, quanto maior o CCA, melhor será o desempenho durante a partida do veículo, pois indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida.

Remold Automotive

Mas quantos CCAs tem uma bateria de 60Ah?

CCA – A “Corrente de Partida à Frio” de uma bateria dessas é, em média, igual a 440A. Essa indicação é normalmente demonstrada em uma etiqueta no topo da bateria, contendo todas as especificações da mesma.

As baterias que possuem menos CCA costumam ser mais sobrecarregadas no momento da partida e durarão menos que as que possuem mais CCA. No vídeo, o apresentador demonstra essas diferenças, que variam de 300A (CCA) a 470A (CCA) nas mesmas baterias de 60Ah!

Geralmente, os veículos que possuem mais componentes elétricos, como ar-condicionado, farol de milha, som, farol ligado por mais tempo, motores maiores como o 2.0, exigem baterias com o maior número de CCA possível.

Por esse motivo, existem baterias que duram bem mais que outras. Algumas duram pouco mais de um ano, porém outras duram de quatro a sete anos sem troca.

Obviamente, o que também irá caracterizar é o preço de cada bateria, ou seja, as baterias com maior CCA geralmente são mais caras em relação às que possuem menos. Mas vale a pena?

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário