
Eletricista realizando testes na bateria. Foto: reprodução
Quando precisamos substituir esse componente, considerado primordial para o funcionamento do veículo, geralmente optamos por verificar apenas a amperagem de cada bateria, nada mais.
No entanto, devemos nos atentar que as baterias de mesma amperagem possuem diferenças marcantes entre elas, e é crucial verificar antes da compra, pois isso define uma melhor qualidade, especialmente no momento da partida a frio.
Toda bateria possui a indicação CCA, que significa “Corrente de Arranque a Frio” ou “Corrente de Partida a Frio”. Essa indicação aponta a corrente máxima que o componente pode fornecer na partida.
CA é a Corrente de Arranque, que mede a corrente da bateria à temperatura de 25 ºC. Apesar de o teste ainda não possuir regulamentação, consta em algumas baterias do mercado brasileiro.
Dessa forma, quanto maior o CCA, melhor será o desempenho durante a partida do veículo, pois indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida.
Mas quantos CCAs tem uma bateria de 60Ah?
CCA – A “Corrente de Partida à Frio” de uma bateria dessas é, em média, igual a 440A. Essa indicação é normalmente demonstrada em uma etiqueta no topo da bateria, contendo todas as especificações da mesma.
As baterias que possuem menos CCA costumam ser mais sobrecarregadas no momento da partida e durarão menos que as que possuem mais CCA. No vídeo, o apresentador demonstra essas diferenças, que variam de 300A (CCA) a 470A (CCA) nas mesmas baterias de 60Ah!
Geralmente, os veículos que possuem mais componentes elétricos, como ar-condicionado, farol de milha, som, farol ligado por mais tempo, motores maiores como o 2.0, exigem baterias com o maior número de CCA possível.
Por esse motivo, existem baterias que duram bem mais que outras. Algumas duram pouco mais de um ano, porém outras duram de quatro a sete anos sem troca.
Obviamente, o que também irá caracterizar é o preço de cada bateria, ou seja, as baterias com maior CCA geralmente são mais caras em relação às que possuem menos. Mas vale a pena?
Esta publicação foi modificada pela última vez em 8 de janeiro de 2024 07:28
A rotina de quem leva a cidade nas costas A vida de um motorista de ônibus no Brasil começa antes…
Falta de motoristas de ônibus abre espaço para milhares de vagas na Alemanha A Alemanha virou um dos exemplos mais…
IPVA de supercarro vira conta de mais de R$ 731 mil O IPVA é uma daquelas contas que chega todo…
Carro a combustão perdeu espaço, mas não saiu da pista O carro a combustão não tem uma data única para…
Um grave acidente registrado na manhã deste domingo deixou 8 pessoas mortas na BR-251, no km 236, em Santa Cruz…
Os caminhoneiros do Rio Grande do Norte confirmaram a paralisação prevista para começar na próxima segunda-feira (25) após uma audiência…
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos, analisar acessos e exibir anúncios relevantes. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade do Brasil do Trecho
Leia mais