Nem todo câmbio é igual, existem diferenças. Conheça os piores e os melhores modelos.
Muito cuidado com aqueles que vocês tem que correr deles
Câmbio que não é manual e que são considerados automáticos, possuem diversos tipos e diferenças em relação às marcas e modelos. Para saber mais sobre aqueles que você tem que fugir e os que pode comprar tranquilamente, confira a matéria e ao final assista ao vídeo para obter maiores detalhes.
Aqueles que você tem que correr, segundo a orientação do apresentador, começam pelo dualogic, dualogic plus e GSR, são os câmbios automatizados que a Fiat colocou em alguns modelos, como Punto, Bravo, Mobi, Palio, Linea etc e não foram considerados bons o suficiente. A própria Fiat parou de fabricá-los, colocando o automático em seu lugar.
O segundo é da Volkswagen, o I-Motion, que vinha no Polo, Gol, Voyage e UP considerado também como câmbio automatizado. Proprietários dizem que é muito complicado, dá muito problema e a marca parou também de fabricá-lo.
O terceiro é o câmbio do Ford Focos, NewFiesta e do Ecosport, que é o câmbio automatizado Powershift, como os outros, parou de fabricar, pois apresentavam muitos problemas.
Outros seguem o mesmo já relatado acima, como o câmbio EasyR da Renault e o Easytronic da GM que teve na Meriva e no Ágile, fujam deles dois, pois são automatizados.
Câmbios que não dão dor de cabeça e pode comprar são os modelos manuais, o automático convencional ou tradicional com conversor de torque. Porém, existe um bom modelo automatizado que é o de dupla embreagem e marcas como, Porsche, Audi, VW etc utilizam esse câmbio em alguns modelos, inclusive em novos lançamentos.
A Cherry com o Tiggo 8 (sete marchas), o novo Tucson, o Mini Cooper etc possuem esse tipo de câmbio e é excelente. O câmbio CVT das japonesas Toyota, Honda, Mitsubishi, Nissan e alguns modelos da Renault, também é ótimo.
Redação – Brasil do Trecho