Muitas pessoas se perguntam, como se transformar em um TAG (Transportador de Cargas Autônomo). Aqui nesse artigo, vamos abordar o passo a passo necessário para começar nesse meio, com segurança e praticidade.
Primeiramente, não é necessário abrir firma e muito menos fazer o seguro de carga. Contudo, isso fica a critério do motorista! No entanto, os passos básicos e indispensáveis para iniciar sua carreira como TAG, são: Ter um caminhão (Obviamente) e ter um registro na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).
Esse órgão é responsável por todas as operações do transporte terrestre e por isso é fundamental para os caminhoneiros. Além disso, seu veículo precisa estar com a documentação em dia e em bom estado, caso ocorra uma vistoria surpresa.
Veja também:
Após esse processo, o motorista já está apto a transportar suas cargas. Para isso, é necessário prospectar as transportadoras e buscar pelos primeiros serviços.
A empresa irá exigir do caminhoneiro sua documentação completa e registro ANTT e em troca oferecerá uma seguradora, que é cobrada mensalmente ou anualmente. Caso tenha se interessado, aconselhamos que busque mais sobre o ramo ou tente ser funcionário CLT antes de migrar para o modelo de serviço autônomo.
Ou seja, estude primeiro e tenha certeza de seus interesses. Para mais informações como essa, acompanhe nosso blog, Brasil do Trecho!
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário