Os diversos modelos de ônibus da Ford no Brasil

Os interessantes modelos de ônibus da Ford no Brasil, micros, urbanos, especiais, rodoviários etc, com aplicações em vários seguimentos, fizeram o sucesso da marca em nosso país.

Foto: Reprodução da internet

Conheça a história dos modelos e variações que fizeram sucesso no Brasil.

Foram muitos modelos em diversas praticidades

Os interessantes modelos de ônibus da Ford no Brasil, micros, urbanos, especiais, rodoviários etc, com aplicações em vários seguimentos, fizeram o sucesso da marca em nosso país.

Consistia no fornecimento de chassis e mecânica, com frente e capô para montagem de carrocerias que eram feitas por várias empresas, desde a época em que a matéria-prima construtiva principal era a madeira, seguindo assim pelos anos 60 e 70, com chassis dos caminhões Ford F600, por exemplo, que eram utilizados por grandes fabricantes como a Caio, porém, tendo um design que naquela época já demonstrava sinais de cansaço.

Agindo por tanto tempo sem grandes atualizações, vindo a acabar com a drástica queda das exportações para países da América Latina, que estava sendo a principal demanda para eles, a Ford chegou a imaginar um chassi F700, com motor Detroit diesel em 1977, mas o projeto não foi concretizado. Assim acabou ficando por algum tempo sem oferecer chassis para ônibus condizente com o mercado. 

Na década de 80 a Ford lançava um micro-ônibus com base no modelo leve de caminhão F4000, que foi desenvolvido em parceria com a Marcopolo. Porém antes é bom lembrar que a Ford teve uma importante participação na criação de ônibus mais antigos, sendo pioneira, assim como era em caminhões.

Em 1982, visando entrar no promissor mercado de micro-ônibus, a Ford conseguiu uma parceria com a Marcopolo. Apresentaram naquele ano, no 12º salão do automóvel, o micro-ônibus Fb4000, desenvolvido a partir do chassi de caminhão leve F4000, utilizando a mesma mecânica, o conhecido motor diesel MWM D226, de 85 cv com câmbio de 4 marchas. Ele tinha até um visual agradável e era oferecido nas versões executivo, turismo, escolar e urbano, com capacidade de 16 e 28 passageiros.

Podia ser equipado com som estéreo e ar-condicionado e sendo assim, entrava para um mercado promissor, porém concorrido e dominado principalmente por Caio Carolina e Marcopolo Junior, que representava a tentativa de retorno da Ford ao coletivo de passageiros.

Apesar do esforço o micro não conquistou o mercado. Tendo sido lançado em 82, foi fabricado apenas até o ano de 1985. Em 92 a Ford renovou a sua antiga série F de caminhões, lançando, por exemplo, os F12000. Na época apresentou uma prévia do que seria o seu primeiro chassi para ônibus.

Porém na esteira de lançamento do caminhão F12000, em 93 a Ford efetuou uma nova tentativa de lançar um produto para transporte de passageiros. Desta vez, o foco era o transporte escolar, utilizando o chassi do caminhão F12000, inclusive com o capô. 

O motor era o MWM de 134 cv. Ele seria utilizado como uma das encarroçadoras da época, como a Caio, que lançou com a carroceria Vitória. O modelo Mobile também foi utilizado pela antiga Tanco, que lançou o modelo Aquárius. Um modelo semelhante foi feito também pela Engerauto. 

Naquela época, havia uma grande demanda do Ministério do Brasil, para melhorar o transporte escolar, principalmente em zonas rurais, tendo a necessidade de veículos especialmente projetados para essa finalidade.

O sucesso no país foi pouco, mas apesar disso, muitos modelos foram exportados para a América Latina. Na época já eram antiquados e não condiziam com o gosto do mercado brasileiro. A Ford já havia sofrido bastante com a perda de mercado, desde os anos 80, por não atualizar seus produtos, de acordo com a realidade do mercado, com exceção do lançamento do Ford Cargo de 1985.

O curioso é que a Ford conseguiu efetuar uma grande parceria em 1986 com a Volkswagen, denominando-se como a “Autolatina”, que visava expandir seus mercados por toda a América Latina, apesar de seus lançamentos serem ultrapassados.

O primeiro chassi para ônibus da Ford foi lançado em 1993. Era um veículo convencional, com motor dianteiro, suspensão com molas semielípticas e freios pneumáticos a tambor e direção hidráulica. Os veículos eram frutos também da Autolatina, que eram lançados com emblemas Ford e também VW.

Esses chassis eram equipados com motores MWM 6.10 com 6 cc turbo de 6,5 litros, com 184 cv. Já vinham com painel de instrumentos completos e tampa do motor com isolamento termo acústico. Esse conjunto mecânico que eram os mesmos utilizados em caminhões Cargo e Volkswagen da época, tiveram até uma sobrevida relativamente longa, fabricados de 93 a 99, sendo utilizados por muitas marcas de carrocerias.

A parceria entre Ford e VW (Autolatina) se encerrou em 96. Mesmo com os modelos recém lançados. Ainda assim, era raro ver uma carroceria de ônibus com a logo da Ford, sendo considerado verdadeiras relíquias do transporte de passageiros no Brasil.

Assista ao vídeo na íntegra e confira todos os modelos citados na matéria.

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Redação – Brasil do Trecho