Caminhoneiro

Por que os caminhoneiros trafegam com um conjunto de rodas levantadas?

Os caminhoneiros tem um motivo para fazer isso no Brasil

É muito comum andarmos por aí principalmente em rodovias e vemos caminhões com vários eixos, mas pelo menos um deles não toca o chão.

Uma pergunta vem à mente, se o eixo está ali é para ser usado, para ele tocar o chão e girar, por que isso não acontece em alguns casos?

Tudo isso acontece devido ao valor cobrado nos pedágios. Quando o caminhoneiro passa em alguma praça de cobrança é analisado o valor a ser pago de acordo com o número de eixos do caminhão.

É contado a quantidade de eixos que está rodando no caminhão, se o eixo tá ali presente, mas ele não está cumprindo a sua função, não entra na conta para analisar o valor do pedágio assim o caminhoneiro paga mais barato.

Infelizmente os profissionais têm que se dispor a enfrentar situações como essas, de levantar um eixo do seu veículo para conseguir uma rentabilidade maior e a conta fechar no final do mês.

Dependendo da quantidade de eixos que está levantada e não se encontra em contato com o solo pode ser perigoso essa prática para a segurança do trânsito.

Outros profissionais pontuam que levantar o eixo também significa economia de pneu, de combustível e uma melhor manobrabilidade em caso do caminhão vazio sem nenhuma carga.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto