Qual o caminhão ideal para começar no mercado de guincho

Para o transporte de PTAs pequenas (as famosas tesourinhas) uma plataforma de 8,5 metros é o bastante para transportar três de uma só vez.

Foto: Porto Seguro

Saiba como escolher o veículo para operar com guincho, atendendo um mercado que só tende a crescer.

Veja algumas importantes dicas de um guincheiro experiente

Ele já inicia o vídeo falando diretamente qual o melhor modelo de caminhão para se trabalhar. Começando pelo básico que é transportar carro, comece por uma plataforma de 6,5 ou 7,0 metros de comprimento e 2,30 metros de largura, sem asa delta que só faz aumentar o peso e que muitas vezes precisa passar em uma balança e deseja ter um peso menor. Mas porque esse tamanhão?

Vai permitir carregar também Vans que são mais alongadas, picapes, empilhadeiras etc, porém quanto maior o modelo de carroceria, pior será manobra-lo e conseguir entrar em alguns lugares. O ideal é que o modelo 3/4 de caminhão não fique muito pesado, nem muito comprido, que é o que ele usa em seu dia a dia.

Leia também:

Para transportar máquinas, utilize um tamanho de carroceria de 5,5 ou 6,0 metros no máximo, caso contrário você ficará com um grande pedaço sobrando que não usará.

Outra boa dica é um caminhão toco com plataforma de 8,5 a 10,0 metros, que dá para transportar (além dos acima descritos) micro-ônibus, máquinas como tratores etc. Os modelos 9,5 a 10,0 dá para colocar até duas Vans ou dois carros sedan. 

Para o transporte de PTAs pequenas (as famosas tesourinhas) uma plataforma de 8,5 metros é o bastante para transportar três de uma só vez. Ele considera o tamanho de 8,5 metros o ideal, pois é bem versátil, dá para entrar dentro das cidades, manobrar e atender as empresas que precisam desse modelo.

Logo, primeiro tente descobrir o seu nicho de negócio. O que você pretende transportar e assim, ficará mais fácil para definir o modelo ideal de caminhão com o tamanho ideal de caçamba também. Confira o vídeo e veja outros detalhes.

YouTube video
Canal Valério Guincho

Redação – Brasil do Trecho