A marca já foi presente no mercado de veículo no Brasil
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a história dos ônibus da Ford e como eles foram desenvolvidos ao longo dos anos. Confira maiores detalhes e curiosidades sobre os modelos de cada década, a seguir:
Vamos começar pela década de 80, quando a Ford lançou o famoso micro-ônibus com base no caminhão leve F4000, que foi desenvolvido em parceria com a Marcopolo.
Entretanto, é bom lembrar que a Ford, já teve uma importante participação na criação de ônibus mais antigos, sendo uma das pioneiras, assim como no setor de caminhões! Sua influência era forte, principalmente na construção de chassis e mecânica.
Durante os anos 60 e 70, os chassis dos caminhões Ford F600, eram utilizados por grandes fabricantes como a Caio, contudo por não ter sofrido grandes atualizações sofreu uma enorme queda nas exportações para países da América Latina (Seus principais clientes).
A Ford cogitou um chassi F700 que não foi concretizado, fazendo com que a marca ficasse um tempo sem oferecer nenhum chassi para ônibus, condizente com o mercado.
Em 82, com a intenção de entrar no vantajoso mercado de micro-ônibus, firmou uma parceria com a Marcopolo e apresentou no 12° salão do automóvel o micro-ônibus FB4000.
O micro tinha um bom visual e era apresentado nas versões: Executivo, turismo, escolar e urbano, com capacidade entre 16 e 28 passageiros. Devido ao grande número de concorrentes, o modelo não conquistou o mercado e foi fabricado apenas até o ano de 85.
Em 93, a Ford fez uma nova tentativa de transporte de passageiros e dessa vez seu foco foi o transporte escolar, utilizando o chassi do caminhão F1200. O motivo para tal interesse, é que nessa época o ministério da educação estava investindo em transporte para as crianças, principalmente as de zona rural, tendo como inspiração o transporte escolar americano.
O sucesso aqui no Brasil foi pouco, mas muitos modelos foram exportados para América Latina. Dentre os motivos do baixo desempenho da linha, seria o gosto do mercado brasileiro e que já eram vistos como antiquados.
Em 93, em parceria com sua concorrente, Volkswagen, criou a Auto Latina e lançou seu primeiro chassi, voltado exclusivamente para ônibus, o b1618. Nesse caso, a vida útil do produto foi mais longa, sendo fabricado até 99.
Por fim, nos dias de hoje é extremamente raro ver um ônibus com a logo da Ford e pode ser considerado uma relíquia na história de nossos transportes. Gostou desse artigo? Acompanhe nosso blog, Brasil do Trecho, para mais histórias como essa.
Redação – Brasil do Trecho