O professor especialista em trânsito explica o que muda nas regras de quem dirige com a categoria B.
Mudanças em relação à Lei 14.440
Mudanças na Lei de trânsito 14.440 propõem novas regras. Confira a matéria e ao final o vídeo para ficar por dentro do que está acontecendo em relação a categoria B.
Essa nova alteração está relacionada ao artigo 143, com a inclusão do parágrafo 4 que trata sobre a condição dos motoristas das categorias B, C e D de poder conduzir combinações de veículos, respeitando-se a capacidade máxima de cada um, no que se refere à tração ou unidade tratora que deve estar enquadrada na respectiva categoria da habilitação do motorista e desde que tenham menos de seis mil quilos de PBT – Peso Bruto Total e sua lotação não exceda 8 lugares.
Então na prática o que é que muda? A regra anterior dizia o seguinte: que os condutores da categoria B não poderiam transitar combinações de um veículo que puxa com o que é puxado e quando isso ultrapassava 3.500 quilos.
Com esta nova regra, que já está valendo, agora essa soma pode ser de até 9.500 quilos, porque o próprio veículo pode ter até 3.500 quilos e ele vai poder transportar até 6.000 quilos. Evidentemente o veículo que traciona precisa ter essa característica e desde que ele permita essa combinação.
Essa nova lei do CBT – Código Brasileiro de Trânsito mudou um total de 19 artigos e incluiu um artigo novo, finaliza o professor Carlão, especialista em conteúdo de trânsito.
Leia também:
- Policial fecha caminhoneiro e durante briga de trânsito o policial saca arma
- Conheça cinco infrações de trânsito que provavelmente você não sabia que existia
Redação – Brasil do Trecho