Veja qual é a melhor cera a ser aplicada em seu veículo

Quando é uma boa cera limpadora, ela tem abrasivos pequenos com um leve poder de correção e limpeza.

Veja qual é a melhor cera a ser aplicada em seu veículo
Foto: Reprodução / YouTube

Um especialista em estética automotiva, explica as fases em que cada tipo de cera deverá ser aplicada.

Um dos melhores esteticistas automotivo do mercado brasileiro dá dicas importantes de qual a melhor cera a ser aplicada em seu auto e como polir

Tarcísio Vaglieri explica qual é a melhor cera que deve ser aplicada em seu carro, em que situação usa e como passar. Ele já inicia comentando as três principais categorias de cera:

1ª) Cera limpadora –  Carnaúba Nano cream é uma cera limpadora que contém em sua composição abrasivos, o mesmo que existe na lixa, no composto polidor, na massa de polir etc. É uma partícula sólida mais dura que a pintura do carro. Por esse motivo ele tem o poder de correção e limpeza.

Quando é uma boa cera limpadora, ela tem abrasivos pequenos com um leve poder de correção e limpeza. Esse tipo de cera será utilizado quando você quer revitalizar um pouco mais a superfície da pintura, ou seja, quando você tem um carro de cor claro e que está ficando amarelado ou quando você tem um carro de cor escura e que ficando meio cinza.

Ela é utilizada quando se lava pouco o carro e a pintura vai ficando mais áspera. Ela tem o poder de descontaminar a pintura, apesar de não ser uma clay bar (um produto que se passa na pintura para remover impurezas chamadas de contaminações). Essa cera pode ser utilizada com a máquina politriz também. Com a boina é possível efetuar uma leve correção na pintura e ao mesmo tempo efetuar uma proteção melhor na mesma.

Costuma ser a categoria de cera que possui o menor tempo de proteção, pois o abrasivo de sua composição, meio que remove a mesma, não deixando uma proteção tão duradora. Mas ela tem o poder de remover pequenos arranhões na pintura, como aquelas marcas de unhas na maçaneta do carro.

Quando um carro troca a tinta com outro em um pequeno acidente, essa cera ajuda a remover a troca de pintura ocorrida no local com o novo material depositado. Essa cera prepara a superfície para aplicar a outra cera protetora. Se você fez um polimento agora, então não passe essa cera. Sua composição é cremosa.

Agora vamos falar da cera protetora – é uma cera de carnaúba protetora que não tem abrasivos. Ela é bem dura e rende muito bem. Se o carro possui um verniz bem tratado e quer oferecer mais brilho para a pintura, então aplica essa cera que protegerá por até três meses, usa-se pouca quantidade, proteja contra os raios UV (ação do sol), fácil de aplicar, não deve fazer esforço, não vai tirar as marcas de unha, nem micro riscos, apenas proteção.

Ela aumenta a durabilidade da cera limpadora, protegendo melhor sua pintura. A aplicação dela é manual, não é para ser aplicada com máquina, pois vai dar mais trabalho e não terá o mesmo efeito.

A cera líquida – Não tem abrasivo, não é uma pasta, pode ser carnaúba ou sintética. É a mais fácil de se aplicar, utiliza-se também com um pano de microfibra (flanela). Ela deixa uma camada mais fina do que a em pasta e consequentemente dura menos.

Porém existem ceras líquidas que podem durar até quatro meses. É cheirosa, gostosa de aplicar, pode ser feita em toda a lavagem, não tem problema. Gasta pouco e rende muito, pode até aplicar em veículos vitrificados. Atualmente, existem ceras líquidas bem melhores que as em pasta.

Selante sintético – não tem nada de origem “cera”, ou seja, não é natural é um produto sintético. Foi desenvolvido com polímeros especialmente para proteção, não proporciona tanto brilho quanto a carnaúba. Pode ser feito na última etapa do processo. Tem um abrasivo muito suave. Pode permanecer mais tempo aplicado para ser removido com uma flanela de microfibra. Pode ser utilizado manualmente ou com máquina.

Resumindo, a aplicação da cera dependerá de qual momento seu carro se encontra. Verifique a pintura e o verniz de seu carro e mãos à obra. Caso ainda tenha alguma dúvida, consulte um profissional da área.

YouTube video
Vídeo: Veneto Studio

Redação – Brasil do Trecho