Você sabe exatamente o que é o Arla 32 e para que serve nos caminhões

O Arla 32 é um produto químico a base de ureia que é injetado dentro do escapamento para diminuir a quantidade de gases. Ele é obrigatório desde 2012 por Lei.

Foto: Brasil caminhoneiro

Se você também tem dúvidas, então veja a matéria e ao final assista ao vídeo.

O uso do Arla 32 é obrigatório desde 2012

O Arla 32 é um produto químico a base de ureia que é injetado dentro do escapamento para diminuir a quantidade de gases. Ele é obrigatório desde 2012 por Lei.

Existem pessoas que tentam burlar, mas ao ser pego pode ser um grande problema para o condutor. Um galão de 20 litros custa em torno de R$ 50 e por esse motivo pesa no bolso, principalmente do caminhoneiro autônomo.

É o nome dado à um redutor de poluentes, composto por água desmineralizada e 32,5% de ureia, daí o número 32. A sigla Arla, significa Agente Redutor Líquido Automotivo. Sua função é reduzir a emissão de Óxido de Nitrogênio, transformando o gás poluente, em Nitrogênio puro, sendo expelido para a atmosfera como vapor.

Ele é um agente armazenado em tanque próprio, e é injetado no cano do escapamento do veículo. Através de um processo químico, o Arla 32 reage com os gases provenientes da queima do diesel, convertendo em até 98% do Óxido de Nitrogênio, que é nocivo a saúde, em Nitrogênio e vapor, que são expelidos pelo escapamento.

No Brasil, o Arla 32 começou a ser adotado em 2012, quando o país adotou um rígido controle de poluentes de código P7, equivalente a norma Euro 5. Com isso, houve uma alteração no diesel, tendo a fabricação do S50 e posteriormente do S10, que é obrigatório no país em áreas urbanas.

O diesel S500 ainda é comercializado, porém em áreas rurais e mais afastadas dos centros urbanos. A designação do S10 ou S500, se refere ao teor de Enxofre presente no diesel em ppm, ou seja, partes por milhão. Logo, quanto mais a presença de Enxofre, mais poluente é o diesel.

Como proceder no dia a dia com o veículo utilizando o sistema? O Arla 32 é armazenado em um tanque próprio, normalmente ao lado do tanque do diesel. Ele deve ser abastecido, sempre que o mostrador no painel, apresentar a necessidade.

YouTube video
Canal Ruy Trucks

Para que não haja erro no abastecimento, uma vez que são tanques distintos, o diâmetro do bocal de abastecimento do Arla 32 é diferente do bocal de abastecimento do diesel. O Arla 32 é encontrado normalmente em postos de combustíveis, que comercializam o diesel S10 e vendido geralmente em galões de 20 litros.

O produto pode ser também encontrado na internet, pois não oferece riscos ao ser humano, podendo ser comprado e armazenado na residência, diferente dos combustíveis que são proibidos.

O consumo médio do Arla 32 é de 3 a 5% do diesel consumido, ou seja, não é necessário abastecer o tanque de Arla, toda a vez que for abastecer de diesel, para caminhões.

No caso dos caminhões se não for abastecido com o Arla32, o próprio motor reduzirá a potência em 40%. No caso de automóveis leves, principalmente da Stelantis, não temos ainda informações se existe o controle da perda de potência.

É contra a Lei utilizar água no reservatório do Artla 32 ou com mistura de água e Ureia caseira, podendo ocasionar em multas e ainda é considerado crime ambiental, podendo ocasionar a perda da garantia do veículo, desgaste acentuado das peças, comprometimento do catalisador e aumento das emissões de poluentes.

Redação – Brasil do Trecho