Está valendo desde segunda-feira (17), a circular com a nova regra para as empresas que operam no transporte público de São Paulo. A SPTrans (secretária do transporte municipal de São Paulo), determinou que as empresas não comprem mais veículos a diesel para compor as frotas.
Os ônibus a diesel que já estão em operação vão permanecer até o fim da vida útil. A medida ainda não vale para os micro-ônibus e midis – conhecidos como micrões- pois não há versões elétricas disponíveis para esses modelos.
Entenda a proposta
O Prefeito, Ricardo Nunes, disse que a mudança visa cumprir a lei de mudanças climáticas. A meta da prefeitura é colocar 2.600,00 ônibus elétricos para circularem pela Capital até 2024. Hoje, circulam apenas 19 veículos movidos a bateria e 201 trólebus (ônibus elétrico alimentado por uma centenária frota de dois cabos ligados à energia elétrica da rua).
O Que Diz às Empresas
As empresas se mostraram insatisfeitas com a decisão do governo. Elas alegam não haver infraestrutura nas garagens e o custo para aquisição dos modelos elétricos vai custar o triplo em comparação aos modelos a diesel.
Segundo a prefeitura, apesar de os contratos assinados com as empresas, não determinarem o tipo de tecnologia que os coletivos devem ter, ele diz que as empresas devem prover uma frota menos poluente.
Redação – Brasil do Trecho
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