Caminhoneiro

Carretinha x bitruck: entenda qual é a melhor opção

Cada veículo tem um objetivo de operação

Em um vídeo divulgado pelo canal do YouTube apaixonados por estradas, põe em cheque qual tipo de veículo seria o melhor, bitruck ou carretinha dois eixos?

O bitruck possui 14 metros de comprimento máximo e peso bruto total(PBT) de 29 toneladas. A sua divisão de peso se dá por 6 toneladas por eixo sendo que o último pode distribuir até 17.000 kg de peso.

Existe aqueles modelos que tem peso bruto total de 32 toneladas, mas esse tipo de tração é ilegal e vai contra a resolução 210 de 2006 do contran onde o peso máximo é de 29 toneladas.

Já a carretinha de dois eixos possui PBT de 36 toneladas e pode atingir até 18,60 metros de comprimento. 

Os veículos desse modelo que foram registrados após 23 de maio de 2007 precisam atender a pelo menos um dos eixos com a suspensão pneumática e seja auto direcional.

Para descobrir qual mais se adequa a você e ao seu cotidiano é preciso analisar a aplicação do caminhão e até mesmo o tipo de estrada que será a sua rota de trabalho.

Para o número de capacidade de carga a carretinha de dois eixos entra em vantagem, mas outros pontos colocam o bitruck na frente como menor arrasto do pneu e manutenção mais barata.

Para quem tem como os custos uma grande desvantagem o bitruck é o ideal, mas para aqueles que precisam carregar mais cargas a carretinha seria a melhor solução.

Vídeo: Apaixonados Por Estrada

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto