Por 46 anos os caminhões bicudos foram o padrão das montadoras para o mercado nacional, mas uma resolução do CONTRAN limitou o comprimento para cavalos mecânicos. A medida forçou os fabricantes a trazer para o nosso mercado, o modelo europeu “cara chata”.
Apesar disso, ainda é possível matar saudades dos famosos “bicudos”. Pensando nisso, separamos alguns dos modelos que marcaram época e acompanharam muitas histórias na companhia dos caminhoneiros.
Relembre alguns modelos
N.º 1 – Scania L -111: conhecido como Scania Jacaré, ele chegou ao mercado em 1976 equipado com o motor DS11 que gerava 296cv.
N.º 2 – Mercedes 2635: disponibilizado nas versões L e LS, foi inaugurado no ano de 1994. As duas versões vinham equipadas com o motor turbo Intercooler da série 400 com potência de 354cv.
N.º 3 – Scania T143: esse foi o último bicudo v8 da Scania no Brasil. Com um motor capaz de gerar 450cv, o T143, chegou na década de 90, mas não teve sucesso de venda.
N.º 4 – Volvo NH12: Com aparência de caminhão americano, o NH12, é considerado o bicudo mais bonito da categoria. Equipado com o motor D12C de 380cv, teve sua produção encerrada em 2006, devido à nova resolução do CONTRAN.
N.º 5 – Mercedes 2638: esse caiu no gosto dos trabalhadores da zona rural, não é por acaso que ele foi apelidado de “rei do mato”. Além de ter sido o caminhão mais vendido em 1999, ele demonstrou um ótimo desempenho nos trabalhos pesados das usinas, madeireiras e mineradoras. Sua motorização vinha com 380cv de potência.
Então, deu para matar saudades? Comente nas redes sociais do Brasil do Trecho, se você já dirigiu um desses modelos!
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário