Conheça o substituto do Chevrolet Cruze

Um novo lançamento mundial da montadora americana Chevrolet e que virá inclusive para o Brasil, promete desbancar a hegemonia do Jeep Compass, que é atualmente líder de vendas em nosso país.

Foto: Divulgação/Chevrolet

Ele promete desbancar a hegemonia do Jeep Compass.

O SUV Trax será um carro global em 2023 e ele virá para o Brasil

Um novo lançamento mundial da montadora americana Chevrolet e que virá inclusive para o Brasil, promete desbancar a hegemonia do Jeep Compass, que é atualmente líder de vendas em nosso país. É um excelente e muito bonito SUV intermediário. Trata-se do Novo Chevrolet Trax.

O mercado tem mudado completamente com a vinda dos SUVs e no Brasil isso também tem ocorrido, afinal não estão aparecendo muitas novas apostas de sedans médios, grandes e até mesmo hatchs também.

O público tem abandonado essa categoria, para optar por carros mais altos e que tem uma melhor rodagem nas estradas brasileiras, que sofrem com frequentes buracos e lombadas.

Atualmente, os SUVs compactos e médios, são os que mais fazem sucesso e a Chevrolet tem o Tracker de 3ª geração, que surgiu na China, feito sobre a plataforma do Onix, cujo compacto é o mais vendido em sua categoria no Brasil, desde que a atual geração desembarcou aqui em 2020 no meio da pandemia e mesmo assim, continuou vendendo bastante.

No segmento dos médios, atualmente que faz sucesso por aqui é o Jeep Compass, de segunda geração. Ele é produzido aqui em nosso país, sobre uma plataforma com tração 4×4, que chegou juntamente com o Jeep Renegade e Toro.

YouTube video
Video: Garagem 2.0

Apesar disso, o Jeep Compass custa em torno de R$ 180 mil reais e o Tracker Top sai por R$ 160 mil reais, sendo considerada uma boa diferença de preço.

Esse segmento ainda é muito mal explorado pela Chevrolet por aqui, já que o Equinox não faz assim muito sucesso e não tem um volume de vendas interessante. Sendo assim, a Chevrolet tem outra carta na manga, e trata-se do novo Trax, que chegou essa semana na América do Norte e o SUV global promete bombar.

Outro projeto inicialmente desenvolvido na China, o Trax, como é chamado nos Estados Unidos ou Seeker, como foi apresentado na China é muito mais interessante do que o Equinox, considerado careta, grandalhão e carro de família.

Já o Trax, tem todas as características que um SUV precisa, com muita segurança embarcada, vários equipamentos e muito conforto. Ele é feito sob a mesma plataforma do Novo Monza, que é uma evolução da plataforma do nosso Tracker, com maiores reforços estruturais.

Ele teve graduação 5 estrelas nos testes globais de segurança, tanto nos Estados Unidos, quanto na China. Em dimensões, o Trax mede 4,53m de comprimento, 2,70, de entre eixos, 1,82m de largura e 1,56m de altura, pesando leves 1.341 kg e comportando generosos 425 litros de bagagem no porta-malas.

O visual é um ponto forte do modelo que ficou muito bonito e bem definido. Na frente, grades com a nova moda que é o cromado fumê e os belíssimos faróis full led divididos.

Nas laterais ele vem com linhas fluídas, possui retrovisores e hatch de teto em black piano, rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado.

Na traseira o spoiler possui acabamento em black piano, para-choque com detalhe esportivo e lanternas full led. Em termos de design não temos o que criticar.

No interior o acabamento é bom, tendo couro revestindo grandes áreas do painel e portas. O espaço interno é generoso, graças ao entre eixos e cinco adultos vão com conforto. 

Em equipamentos, o modelo é muito completo, chave presencial, sistema de som premium da Bose, banco do motorista com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação para os dois bancos dianteiros, start stop, teto solar, freio de estacionamento elétrico, partida remota à distância, auto road, park assist, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e com sensor de aproximação, climatização digital de uma zona, carregamento de celular por indução e volante multifuncional. Painel digital com tela de 10,2 polegadas, configurável, completo, dentre outros.

A central multimídia, também vem com 10,2 polegadas e a tela oferece conectividade sem fio Apple Car Play para Android Auto, GPS nativo e câmera de ré. Em motorização, o novo SUV da Chevrolet, vem com um conjunto mecânico que já é conhecido por aqui. O mesmo que equipa o Equinox, mas com alguns aprimoramentos, ou seja, motor 1.5 turbo, com injeção direta de combustível que roda somente a gasolina, entregando excelentes 180 cv e 27,5 kgfm de torque, acoplados a uma transmissão de 9 marchas com câmbio cvt.

Seu desempenho agrada e ele vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, um pouco melhor que o Jeep Compass 1.3 turbo, que atualmente é o líder do segmento. Por aqui o Equinox rende 172 cv e 27 kgfm de torque com o mesmo motor do Trax, mais transmissão automática de 6 velocidades e tração integral.

Sobre segurança, o novo Trax é pra lá de completo, vindo com tudo que se pode imaginar. Já vem de série 6 airbags, controles de tração e estabilidade, freios a disco com ABS nas 4 rodas, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e assistente de correção de faixa.

Leia também:

As versões mais completas, como a RS, acrescentou alerta de mudança de faixa, detector de animais, pedestres e ciclistas, alerta de pontos cegos, comutação de farol alto automático, alerta de tráfego cruzado traseiro, leitor de placas, piloto automático adaptativo, porém sem a função stop and go, ou seja, tudo o que a concorrência não tem nem a metade.

Até o final deste ano, o novo SUV será vendido na China e nos Estados Unidos, porém a partir de 2023 ele será um modelo global, ou seja, será vendido também por aqui. Ele está abaixo do Equinox e acima do Tracker, ao qual deverá substituí-lo. 

Por aqui o Tracker sai por R$ 118.990 na versão de entrada R$ 154.000 na versão Top e o Equinox começa com R$ 212.580 e chega a R$ 230.600. O Compass mais barato hoje é a versão “esporte”, que custa R$ 177.400. Já o mais caro é a série “S” que sai por R$ 232.600 e os modelos a diesel são ainda mais caros.

O Novo SUV Trax vem para ser a “pedra no sapato” do compass. Confira as imagens e tire suas conclusões. É uma dúvida boa e promete ser no Brasil, uma bela disputa entre os modelos SUV.

Redação – Brasil do Trecho