Carro

Conheças os pontos positivos e negativos ao comprar um carro de locadora

Em geral são carros consideravelmente novos e com valores bem atrativos.

Vejam então dicas importantes para não errar nessa escolha

Em geral, metade dos carros usados que são vendidos no Brasil, pertenceram a uma locadora de veículos, ou seja, é inacreditável a quantidade de carros que esses empresários de locadoras de automóveis estão comprando e vendendo também. Os modelos Onix e Ka venderam muito porque várias unidades deles foram vendidas para frotistas.

Basicamente existem dois tipos de locadoras no Brasil, as gigantescas ou de maior porte, como a Localiza, Unidas e Movida e tem também as locadoras menores, que não podem ser descartadas, pois se consegue através delas, bons benefícios e até preços menores.

Mas o que acontece depois da revenda desses veículos entre locadores pequenas e grandes é totalmente diferente e todo cuidado é pouco. Normalmente um carro de locadora já foi utilizado por várias pessoas e isso não é novidade para ninguém, pois cada um dirige e cuida de um jeito distinto do outro.

As locadoras maiores são mais cuidadosas com as manutenções de seus carros, pois existem muitas delas que só fazem suas revisões nas concessionárias, trocam óleo antes do período previsto e se aparecer qualquer barulho no veículo, ela repõe ou substitui por peças originais. Não colocam peças paralelas ou genéricas, porque se ocorrer algum problema com o carro, ela terá um prejuízo maior, pois terá que substituir o carro por outro, terá que acionar um guincho para removê-lo do local em que se encontra e ainda correrá o risco de perder o cliente. Logo, para essas grandes locadoras não vale a pena fazer manutenção “meia-boca”, o veículo tem que se encontrar sempre em ótimo estado.

Já para as locadoras menores é diferente, porque elas não tem uma enorme frota de carros como tem as grandes locadoras, então elas precisam maximizar seus lucros, já não farão revisões antecipadas, podem não colocar peças originais optando por peças genéricas etc.

Então nesses casos, deve ser avaliado o risco de se comprar esses veículos nessas locadoras, se realmente estão vendendo um carro em perfeitas condições de uso ou não.

Outro ponto importante é que como as grandes locadoras compram muitos carros e consequentemente por esse motivo tem grandes benefícios, elas trocam seus modelos mais rapidamente do que as locadoras menores e costumam vender antes mesmo de terminar o período de garantia do carro, logo em alguns casos, os carros vão para venda com pouca idade e com pouca quilometragem.

As chances de errar comprando um veículo usado nessas grandes locadoras, que efetuam manutenções de forma efetiva, são menores. Contudo é preciso saber onde passou o carro. Se o carro de locadora foi alugado para motorista de aplicativo, ele até poderá ter sido bem cuidado, pois eles presam pela economia de combustível então não costumam correr ou “detonar” o veículo, mas nem todos prezam pela limpeza e podem estar bem rodados em pouco tempo.

Já se o carro de locadora passou por empresas, esse aí você tem que fugir dele, pois as pessoas das empresas normalmente não se preocupam com a higiene, com as manutenções, nem água ou óleo são trocados no tempo certo, como também os pneus. Geralmente só querem usar o carro para alguma tarefa, não se preocupando necessariamente com o estado do veículo, mesmo estando em contrato.

A grande vantagem de comprar carros em locadoras, não está nos modelos mais simples e sim nos modelos maiores e da linha Premium, ou seja, empresas não locam carros Premium para fornecê-los para clientes fornecerem para seus empregados utilizá-los para efetuarem transbordos de produtos e de pessoas no dia a dia. Esses modelos existem nas locadoras, mas são destinados para um público diferenciado, como alta gerência, diretoria ou até mesmo para pessoas que possuem famílias e chegam numa determinada cidade e querem utilizá-lo para conhecer melhor a localidade tendo mais conforto e espaço.

São veículos como Nissan Sentra, Audi A3, Audi A4, Jeep Renegade, Jeep Compass etc. Esses modelos geralmente são utilizados por pessoas cuidadosas e que dirigem com cautela. São carros menos alugados por terem uma taxa de locação maior, ou seja, o giro é menor.

Dicas: Compre na loja de locadoras próprias maiores e dê atenção aos modelos Premium, porém apesar do preço ainda ser atrativo de compra, no passado eles eram bem menores. Logo o ideal é comprar com um bom desconto, caso contrário, se o preço estiver próximo da tabela Fipe, corra porque na revenda, carros de locadoras não costumam ser bem vistos em especial por concessionárias ou lojas de usados.

Apesar disso pode ser um bom negócio, pois são aceitos carros na troca, efetuam financiamentos próprios, facilitando o crédito, dentre outros benefícios. Assistam ao vídeo e confira!

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto