Em 2022, vejam quais são os melhores carros para se comprar até 15 mil reais

Confira essa matéria e ao final assista ao vídeo. Ela foi dividida em duas etapas em que a primeira trata de veículos mais econômicos e a segunda de veículos mais potentes.

Foto: Reprodução da internet

Em tempos em que os carros estão caríssimos, muitos estão considerando comprar um veículo mais em conta. Confira essa matéria e ao final assista ao vídeo. Ela foi dividida em duas etapas em que a primeira trata de veículos mais econômicos e a segunda de veículos mais potentes. Todos os preços foram cotados em junho de 2022.

1ª etapa – Os melhores veículos para comprar até 15 mil reais e que são mais econômicos:

  1. Ford Fiesta – Street, motor 1.0, 8 válvulas, 4 portas, ano 2006, câmbio manual de cinco marchas. Esse é o último ano antes do facelift, preço Fipe R$ 14.724, equipado com o motor Zetec Rocam, de comando simples e cabeçote acionado por corrente, não necessitando efetuar aquela troca periódica e preventiva de correia dentada.

Ele é movido apenas à gasolina, tendo 65 cv e 8,9 kgfm de torque, não sendo suficientes para mover esse carro normalmente, pois possui 980 kg. A relação peso x potência ficou em 15,13 kg por cavalo.

É considerado um carro lento, principalmente se necessitar pegar a estrada com ele, mas dentre de cidades é um carro que vai muito bem, pois é econômico fazendo em centro urbano 11 km/l e na estrada 14,1 km/l. O porta malas vem com 250 litros de capacidade.

Pneus 165/70/13, que já estão um pouco escassos no mercado, direção hidráulica, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, alarme, rodas de liga-leve, som com cd player e ar-condicionado todos são opcionais, então o ideal é tentar pegar um veículo desses o mais completo possível.

É um veículo que possui bom espaço interno, principalmente em altura, tendo boa distância do solo, com bom custo x benefício. O desempenho na estrada é que merece atenção, como também o tamanho do porta-malas e os pneus aro 13 também.

  1. Gol Power Mi, motor 1.6 ap, 8 válvulas, comando simples de válvulas acionado por correia dentada de 97 cv e 14,1 kgfm de torque, gasolina, câmbio manual, 4 portas, ano 2002. Seu preço pela Tabela Fipe é de R$ 14.188 e ele possui bom desempenho e economia de combustível também.

Seu peso é de 945 kg e a relação peso x potência fica em 9,7 kg por cavalo, considerado um bom desemprenho inclusive em viagens nas estradas, mesmo carregado. Seu porta-malas tem 285 litros, pneus 185/60/14 sendo um pouco mais fáceis de encontrar e ligeiramente mais baratos que os de aro 13.

O consumo na cidade de 10,5 km/l e na estrada de 13,8 km/l, logo tem um consumo bem próximo do Fiesta, mas com um motor mais potente. Os equipamentos eram opcionais, como a direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos. Alarme, rodas de liga-leve, som cd player, ar-condicionado e faróis de neblina. O ideal é tentar comprar o mais equipado possível, pelo menos com direção e ar.

É um veículo que possui um motor bem confiável e peças mais em conta do que em outros modelos. Desempenho muito bom, além de um consumo de combustível excelente, um bom acabamento interno, boa altura do solo e não desvaloriza muito. O espaço interno é um pouco reduzido, principalmente na altura, o porta malas ainda é pequeno e é um carro mais visado para roubo e consequentemente tem um seguro mais caro.

  1. Fiat Uno Mile, motor Fire 1.0, 8 válvulas, de comando simples e acionado por correia dentada, a gasolina, câmbio de 5 marchas, 4 portas, ano 2004, Preço da Tabela Fipe de R$ 13.817. Vinha com 45 cv e 8,5 kgfm de torque, tendo 805 kg, com relação peso x potência de 14,6 kg por cavalo.

Ele possui desempenho um pouco mais reduzido na estrada, mas para uso diário no trânsito urbano ele é um excelente veículo, com consumo na cidade de 9,5 km/l e na estrada de 15,9 km/l. Seu porta-malas é de 290 litros, porém seu estepe fica no motor, na frente do carro. Pneus 145/80/13, pneus finos, de perfil alto e aro 13, não tão comuns hoje em dia.

É um carro que não tem tanta estabilidade nas estradas, os pneus são difíceis de se encontrar, porém é bem econômico. A lista de equipamentos é bem reduzida e considerada como opcionais e conta com o mínimo, direção hidráulica, vidro elétrico nas portas dianteiras, travas elétricas, alarme, som cd player e raríssimas exceções equipadas com ar-condicionado.

Da mesma forma que os outros, o ideal é tentar pegar um mais completo possível. Possui peças baratas é robusto e confiável e a mão de obra idem. A suspensão traseira é bem resistente, fácil de estacionar e é bem valorizado no mercado. 

O espaço e o acabamento interno merecem ponto de atenção, pois por ser menor, não é confortável para viagens e o acabamento é muito simples, deixando à mostra partes da lataria. Quando o carro está vazio, a traseira bate bastante, por ter um tipo de suspensão de braço oscilante que funciona bem para carregar peso, mas vazio não é confortável, devem verificar bem as buchas de suspensão.

  1. Chevrolet Corsa Sedan GLS, motor 1.6, 8 válvulas mpfi, comando simples e cabeçote acionado por correia dentada, gasolina, câmbio manual de 5 marchas, ano 2000, 4 portas, seu preço pela FIPE é de R$ 14.007. Potência de 92 cv e 13,0 kgfm de torque, com desempenho mais semelhante ao Gol.

Possui um peso de 983 kg, mesmo sendo um sedan compacto, com relação peso x potência de 10,7 kg por cavalo. Possui um bom porta malas de 390 litros de capacidade, dando para utilizá-lo bem tanto no trânsito urbano, quanto na estrada. Pneus 185/60/14 um pouco mais fáceis de encontrar.

Consumo de 9,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, ou seja, na estrada ele é mais econômico que o Fiesta 1.0, incrível seu desempenho, ou seja, nem sempre aquele veículo que possui um menor motor será considerado o mais econômico.

Com a boa relação peso x potência, não precisará forçar muito o motor. Sua lista de equipamentos possui alguns itens de série, como vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas, faróis de neblina, direção hidráulica, ar-condicionado, freios ABS, bem raro de encontrar em veículos desse ano. O sistema de som era um acessório que vinha equipado com cd player. Tinha peças baratas e serviços também, bom desempenho, ótimo consumo de combustível, boa lista de equipamentos para a época, bom porta-malas, e o acabamento interno é muito bom.

Como ponto de atenção existe até hoje um recall de cinto de segurança em que poderia soltar o ponto de ancoragem e obrigatoriamente tem que ser feito, não permitindo nem transferir para o nome do novo proprietário se não for feito.

Agora veremos a lista de alguns modelos mais potentes até R$ 15.000

  1. Chevrolet Vectra GLS, motor 2.2, 8 válvulas, comando simples e cabeçote acionado por correia dentada, gasolina, câmbio manual, ano 1999 e pela Tabela Fipe está em R$ 13.391. Motor GM família II, igualmente simples e barato de manter.

Potência de 123 cv e 19,4 kgfm de torque e um peso de 1.281 kg, tendo uma relação de peso x potência de 10,4 kg por cavalo, porém tendo uma potência bem maior que o Corsa.

Na prática a relação peso x potência fica praticamente igual ao Corsa Sedan, porém o desempenho do Vectra é superior nas tomadas em velocidade.

Pontos de cuidado com relação ao câmbio, onde os engates não são dos melhores. O consumo não é muito bom, mas também não chega a ser péssimo, tendo 8,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada, isso no manual. Os retrovisores são pequenos e não ajudam na manobrabilidade e também para enxergar os veículos que vinham atrás. Se o carro estiver carregado e com ocupantes, cuidado ao passar em lombadas, pois vai raspar no chão. Alguns itens do painel acabam queimando ou rachando. Já está sendo difícil encontrar componentes para o modelo, como faróis e para-choques.

Possui um excelente porta-malas de 500 litros, dá para levar bagagens da família inteira com facilidade, pneus 185/70/14, não tão largos, um pouco mais altos e que favorecem o conforto ao rodar. 

É um carro muito bem equipado, já vinha de série com direção hidráulica, com ajuste de altura, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, sendo que os externos possuem aquecimento, raro se ver na maioria dos carros até hoje. Alarme, rodas de liga-leve, ar-condicionado com porta-luvas refrigerado, lanternas de neblina e cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros, sistema de som toca-fitas ou cd player.

Como opcionais tinha ar-condicionado digital, retrovisor fotocrômico e freios a disco nas rodas traseiras. É um carro robusto e com mecânica considerada barata. Tem boa estabilidade nas curvas, suspensão traseira multilink, bom coeficiente aerodinâmico, um dos mais baixos da época, 0,28, bem confortável ao rodar, apesar de não ser muito alto do solo.

A suspensão tende a ser macia, mas sem perder a estabilidade na estrada, porém deve-se ter cuidado com as buchas e braços que devem ser originais, pois os genéricos não duram muito tempo. Posição mais esportiva de guiar, excelente acabamento e espaço interno. 

  1. VW Santana Quantum Mi, motor 2.0 ap 2000, 8 válvulas, comando simples acionado por correia dentada, gasolina, câmbio manual,  tendo 112 cv e 17,5 kgfm de torque ano 1998, tendo o preço pela Tabela Fipe de R$ 12.133.

Apesar das Station Wagon serem consideradas “pesadas” ela tinha 1.210 kg, ou seja, mais leve que o Vectra. A relação peso x potência ficou em 10,8 kg por cavalo. Ela gera menos potência que o GM Vectra, mais leves, mais justos, mais precisos, ótimo na questão do conforto nas viagens com acomodação das bagagens, têm 570 litros de capacidade em seu porta-malas, os pneus são 185/65/14. O consumo na cidade é de 7,9 km/l e na estrada de 12,3 km/l, considerado razoável.

Os equipamentos de série contavam apenas com direção hidráulica e os opcionais eram, ajuste da coluna de direção, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme, rodas de liga-leve, ar-condicionado e faróis de neblina, sistema de som que era um toca-fitas e equipamentos de série. Perdia muito para o Chevrolet, mas com pontos positivos que é a sua mecânica.

É comum ver motores desses rodando 400 ou 500 mil km sem nunca terem sido abertos e não existe motor atualmente que dura essa quilometragem toda. É considerado um motor de peças baratas, tem um bom desempenho, um razoável consumo de combustível. Tem bom espaço e acabamento interno, bem confortável ao rodar e considerado um excelente carro familiar. 

Pontos de cuidado, deve-se manter maior atenção nas curvas, pois tem um molejo maior na suspensão, inclinando mais a carroceria. Podem aparecer trincas na parede corta-fogo, na torres dos amortecedores, no túnel central e abaixo da alavanca do freio de mão. O forro do teto costuma descolar. Como o Vectra, começa a ter escassez de algumas peças de acabamento.

Caio Mattos/Honda
  1. Honda Civic LX, motor 1.6 D16Y8, Vetec, comando simples, com cabeçote acionado por correia dentada, 16 válvulas, com variador de fases para válvula de admissão, deixando ele um pouco mais esperto em baixos giros, gasolina, câmbio manual, ano 1997, Tabela Fipe R$ 15.017.

Possui 127 cv e 14,8 kgfm de torque, peso 1.138 kg, relação peso x potência de 9 kg por cavalo. Tem um desempenho excelente, aliado a um câmbio manual de 5 marchas, com bons engates, ficando mais divertido ainda de guiar.

Pontos de atenção com relação ao tamanho do porta-malas, que tem 337 litros de capacidade, o que não é muito bom, sendo quase a mesma capacidade de um hatch compacto. Não é um carro mais familiar, pois a proposta era de esportividade. Já percebemos a escassez de peças de acabamento, principalmente as internas. Como a suspensão é mais esportiva, não espere muito conforto ao rodar, batendo um pouco mais seca. É um carro um pouco mais baixo em relação ao solo, devendo tomar cuidado em lombadas se o carro estiver cheio. 

Pneus 185/65/14, consumo na cidade de 10,6 km/l e na estrada de 13 km/l, considerado bom. Ele vem bem equipado na versão LX, tendo direção hidráulica, ajuste de altura de direção, vidros elétricos, travas e retrovisores elétricos, rodas de liga-leve, ar-condicionado, controlador de velocidade, duplo airbag frontal e ABS, o sistema de som era um toca-fitas.

A confiabilidade nos padrões Honda dispensa comentários, pois é bem resistente, confiável, não quebra com facilidade, tem bom desempenho e consumo. Ótimo acabamento interno e espaço, dando a sensação ao guiar de uma posição mais esportiva. Tem suspensão independente nas quatro rodas, passando mais segurança ao fazer curvas em maior velocidade.

  1. Astra Sedan CD, motor 2.0, 8 válvulas, de comando simples acionado por correia dentada, tendo 102 cv e 17,3 kgfm de torque, a gasolina, câmbio manual de 5 marchas, 4 portas, ano 1999. Seu preço na Tabela Fipe é de R$ 13.987 equipado com o mesmo motor GM família II, porém com um deslocamento de pistão um pouco menor.

Possui 1.130 kg, um pouco mais leve que o Vectra e a relação peso x potência ficou em 10,1 kg por cavalo. Relação bem adequada, considerando peso e potência desse modelo, o porta-malas tem 460 litro de capacidade, pneus 185/65/14, consumo na cidade 9,5 km/l e na estrada de 13,6 km/l, um pouco mais econômico que o Vectra.

Equipamentos de série com direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade, vidros, travas e retrovisores elétricos, rodas de liga-leve, alarme, ar-condicionado com porta-luvas refrigerado, faróis de lanterna e de neblina, mais cinto de três pontas e apoios de cabeça, exceto para o carona que fica no centro do banco traseiro. Sistema de som com toca-fitas ou cd player.

Motorização bem resistente, confiável, peças baratas, fáceis de encontrar, bom desempenho considerando o peso, estabilidade mesmo sem contar com a suspensão independente na traseira e é bem estável nas curvas.

É um carro que dá um bom prazer de guiar, com um comportamento levemente esportivo. Não perde o conforto ao rodar. O acabamento e espaço interno são bons. 

Como pontos de atenção o consumo de combustível não é dos melhores, apesar de ser um pouco melhor que o Vectra, é um carro baixo em relação ao solo, devendo ter cuidados em lombadas e também está tendo escassez de peças de acabamento. Esse modelo 99 é antes do facelift e por isso faróis e outros componentes são diferentes.

  1. Chevrolet Kadett, motor 2.0, 8 válvulas mpfi, gasolina, câmbio manual de 5 marchas com bons engates, até mais preciso que o do Vectra, duas portas, ano 1998 (último ano do modelo). Seu preço na Tabela Fipe é de R$ 12.816, vem equipado com o mesmo GM família II do Vectra, de comando simples de cabeçote, acionado por correia dentada.

Possui uma potência de 110 cv e 17,6 kgfm de torque. Pesa 1.050 kg, tendo uma relação de peso x potência enorme de 5kg por cavalo. Vem com um porta-malas de 390 litros de capacidade, pneus 185/65/14. Consumo na cidade de 8,6 km/l e na estrada 12 km/l.

Pontos de atenção, principalmente o consumo de combustível mais elevado, pois não é um carro para uso diário e sim para curtir o fim de semana, dar uma volta, porque a gasolina não está barata. É um carro baixo, então deve-se ter cuidado em lombadas. 

O espaço interno é bem reduzido, em especial para quem vai no banco traseiro. A altura do teto atrás não é boa e o acesso é ruim, pois é um veículo de duas portas. Pequena área envidraçada, tendo uma visibilidade ruim. Escassez de peças para acabamento. Portas grandes e pesadas que acabam apresentando ruídos e tem a embreagem um pouco mais pesada que o normal. 

Vinha com direção hidráulica e ajustes de altura, vidros elétricos, travas elétricas, rodas de liga leve e ar-condicionado. Sistema de som com toca-fitas. Possui confiabilidade mecânica e robustez, simplicidade de manutenção, com um bom desempenho. Suspensão boa, bem estável ao fazer curvas, sendo considerado um dos melhores da época nesse quesito. Proporciona bom prazer ao guiar, dando uma sensação mais esportiva e um bom acabamento interno.

Dentre essas sugestões, qual veículo você levaria para sua garagem? Deixe aqui seus comentários.

Redação – Brasil do Trecho