Em geral as balanças pesam nos caminhões e ônibus, mas há as que só pensam nos caminhões, por isso, o motorista deve ficar atento às sinalizações.
O objetivo dessa lei é fiscalizar os veículos pesados como caminhões, ônibus e tratores, por exemplo, para preservar as estradas e a segurança no trânsito.
A lei da balança prevê um limite máximo de carga de acordo com o modelo de eixo utilizado.
Veja alguns exemplos:
É preciso ficar atento também, ao Peso Total Broto (PTB), das carretas com reboques igual ou superior a 50 toneladas. A fiscalização nesse caso, irá se basear apenas nos limites do PTB ou PTB combinado, que é o caminhão mais o reboque. A tolerância será de 5% de excesso.
Fique atento em relação à multa, pois no caso do caminhoneiro, quem paga a multa por excedente é o responsável pelo carregamento do veículo.
A lei da balança determina que o valor da multa, pelo excesso de peso, é de R$ 130,16, com adicionais a cada 200kg de peso ultrapassado.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário