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Entenda os impactos que a autorização para novas ferrovias provocará no transporte de cargas rodoviário

Veja se vai falta frete para você caminhoneiro

O Ministério da Infraestrutura e a ANTT assinaram cinco contratos que autorizam a construção e exploração de trechos ferroviários, sem a necessidade de leilão nem pagamento de outorgas à união.

Os novos contratos permitem a construção de 1.040,7 quilômetros de linhas férreas nos estados de Mato Grosso, Bahia e Goiás.

O transporte rodoviário de cargas será afetado?

Atualmente a matriz rodoviária corresponde a 61% do transporte de cargas, e a região centro-oeste movimenta o transporte de grãos, que em sua maioria é transportado por caminhões.

Para empresários do setor, as novas regras para o setor ferroviário, permitirá investimento no setor de cargas, atendendo necessidades das cadeias de produção de grãos, minérios, papel e celulose.

Apesar da importância da malha ferroviária, é possível dizer que as viagens de curtos trajetos ainda vão ficar a cargo do modal rodoviário de cargas.

Comparando com o EUA, que transporta 38% das cargas em trens, eles têm a segunda maior frota de caminhões do mundo.

O Brasil só transporta 15% pela malha ferroviária. 

Então, é possível dizer que, os modais vão continuar andando juntos no Brasil. O que pode acontecer é o valor do frete cair por conta da oferta para fazer o transporte de cargas, de grandes quilômetros, em menos tempo.

Com informações da Agência Brasil, UOL e canal Trucão e Toco

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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