O Ministério da Infraestrutura e a ANTT assinaram cinco contratos que autorizam a construção e exploração de trechos ferroviários, sem a necessidade de leilão nem pagamento de outorgas à união.
Os novos contratos permitem a construção de 1.040,7 quilômetros de linhas férreas nos estados de Mato Grosso, Bahia e Goiás.
Atualmente a matriz rodoviária corresponde a 61% do transporte de cargas, e a região centro-oeste movimenta o transporte de grãos, que em sua maioria é transportado por caminhões.
Para empresários do setor, as novas regras para o setor ferroviário, permitirá investimento no setor de cargas, atendendo necessidades das cadeias de produção de grãos, minérios, papel e celulose.
Apesar da importância da malha ferroviária, é possível dizer que as viagens de curtos trajetos ainda vão ficar a cargo do modal rodoviário de cargas.
Comparando com o EUA, que transporta 38% das cargas em trens, eles têm a segunda maior frota de caminhões do mundo.
O Brasil só transporta 15% pela malha ferroviária.
Então, é possível dizer que, os modais vão continuar andando juntos no Brasil. O que pode acontecer é o valor do frete cair por conta da oferta para fazer o transporte de cargas, de grandes quilômetros, em menos tempo.
Com informações da Agência Brasil, UOL e canal Trucão e Toco
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário