Esse motorista foi ninja ou imprudente?

Um vídeo que circula nas redes sociais e que ganhou grande repercussão, mostra um motorista de caminhão efetuando curvas, totalmente carregado e ficando praticamente com as rodas de um lado do veículo levantadas.

Foto: Reprodução da internet

Vídeo mostra a perícia de um motorista de caminhão ao efetuar curvas completamente carregado.

O caminhão quase tomba, mas ele consegue controlar a direção

Um vídeo que circula nas redes sociais e que ganhou grande repercussão, mostra um motorista de caminhão efetuando curvas, totalmente carregado e ficando praticamente com as rodas de um lado do veículo levantadas. Ele quase tombou, mas com toda a perícia do condutor, ele prossegue viajem normalmente.

Apesar de o vídeo surtir o efeito desejado de visualizações e despertar um “sorriso” ou “espanto” de quem o assiste, essa prática é considerada uma verdadeira loucura ao tratarmos sobre assuntos de segurança nas rodovias.

Os acidentes envolvendo tombamentos nas rodovias brasileiras são frequentes e devem ser evitados a todo o custo. Não devemos negligenciar atuações ao volante, pois desta forma, pessoas estariam em risco e famílias inteiras podem ser destroçadas com esse tipo de irresponsabilidade.

Imaginem se um piloto de avião comercial começasse a efetuar manobras acrobáticas com centenas de passageiros dentro, não é inaceitável? Da mesma forma, ao dirigirmos, devemos ter responsabilidade, devemos agir com a mentalidade de direção defensiva, evitando riscos e prevenindo acidentes que poderiam ocorrer.

Assista o vídeo:

https://youtube.com/watch?v=u_b2Tx-9LwE
Video: Angela e Wilson Simões

Não cabe mais nos dias de hoje aceitarmos que situações como essas possam ser consideradas como perícia do condutor e sim irresponsabilidade e negligência ao volante. Quando se trata de segurança, isso nunca deve ser feito, pois as consequências podem ultrapassar os danos materiais e desta forma, não podemos mensurar o valor de uma vida e da perda de familiares.

Trata-se de uma ação negligente, que se provada, pode gerar até mesmo “justa causa” para aqueles que a praticam, caso sejam empregados de uma transportadora, por exemplo, mediante a evidência de aplicações de multas por “direção perigosa”.

Evitar acidentes é uma obrigação de todos os condutores de veículos terrestres, sejam eles caminhões, ônibus ou carros de passeio, respeitando-se sempre e principalmente a situação do maior para o menor veículo. Não podemos desconsiderar também o respeito aos veículos de transporte de passageiros, pois nesses casos, muitas vidas que utilizam esses meios para se deslocarem, estariam em jogo, logo nessas condições principalmente, também devemos considerar o respeito e a gentileza do menor veículo para o maior.

Sim, já dizia o grande “Mestre Gentileza” de que “gentileza gera gentileza” não é verdade! Precisamos propagar mais essa prática no trânsito, pois nunca o tempo pode ser mérito para superar a segurança nas estradas, não vale a pena. Tenha em mente que chegar com segurança, após a realização de uma viagem é o melhor benefício que um caminhoneiro, motorista de ônibus, de carro de passeio e até mesmo motociclistas, podem trazer para suas famílias.

Pense nisso, haja com segurança sempre, utilize o método dos três “P”, Pare, Pense e Proteja. Coloque como prioridade a sua vida e a de outros motoristas nas estradas também. Sua família é seu maior bem, por isso volte para sua casa em segurança!

Redação – Brasil do Trecho