Caminhoneiro

História e Evolução da Scania Série P

Caminhão que marcou grande sucesso em território Brasileiro

Para falarmos em divisão dos modelos Scania por tipos de cabines, as conhecidas P, G e R, devemos ir direto para a série 2 onde essa divisão ficou evidente ou série 3, se falarmos da Scania no Brasil. Porém, algumas décadas antes já ocorria a necessidade de cabines mais compactas para aplicações específicas e a Scania já dava sinais de criação de modelos menores com inserção de motores de menor cilindrada para esses veículos de peso bruto total inferiores.

 Na década de 60 o interessante modelo com cabine avançada surgia, o “avô” das cabines P, trata-se do LB76, o modelo convencional era denominado L76, nesse modelo LB, o B fazia referência ao tipo de cabine. Em 1968, eram lançados na Europa os modelos que ficariam conhecidos como série zero. Nela, além das cabines recuadas convencionais anteriores, lançava-se as novas cabines avançadas. Embora estivesse longe de se falar em P ou G, já começa a se notar a diferença entre a altura delas, de acordo com o motor e a aplicação. A antiga LB76 por exemplo era claramente substituída pela LB80, mas agora havia os modelos maiores sendo, o LB110 e o LB140.

No ano de 74 a Scania lançava sua nova série 1 na Europa. Os modelos agora denominados L e LB 81, 86, 111 e 141, sendo os 81 e 86 as opções de cabines mais baixas e menores potências. Enquanto isso, no Brasil a Scania se concentrava no segmento pesado, sem opções menores como estavam surgindo na Europa. Por aqui modelos de entrada e menores potências eram conseguidos com motores aspirados, houve por exemplo a rara versão L100 e L101, uma técnica que não teria uma aceitação muito boa.

Inclusive seguiria para a série 2 onde o 112 chegou a ter versão de 200 cavalos, isso porque essa geração 2 lançada na Europa em 1980 chegou ao Brasil no ano seguinte apenas com modelos T e R, sendo T as clássicas cabines recuadas e R as cabines avançadas basculantes. Mas essa série foi projetada em um sistema modular, onde diferentes partes eram intercambiáveis, aparecendo pela primeira vez na Europa as divisões de tipos de cabines, sendo as P, G e R avançadas e T as recuadas. Dentre elas tendo opções com ou sem leito e diversas opções de chassis, tração e também motores.

Essa sim era oficialmente a primeira cabine P da Scania, que em outros países, incluindo a Argentina tinha a versão P82 com motor 7,8 litros e depois P92 com motor 8,2 litros. A mesma lógica se seguiu na série 3 com os modelos 93, 113 e 143, lançados na Europa em 87 e no Brasil em 93. A informações de que alguns modelos P92 argentinos chegaram a vir para o Brasil, entretanto, oficialmente os primeiros Scania série P a chegarem no Brasil foi em 1995 importados da Argentina, os P93H, em versão cavalo mecânico ou rígido, com motor dsc-9 de 8,9 litros e 252 cavalos, câmbio manual de 8 marchas.

 Em 1998 para a linha 99, chegava ao Brasil à série 4 com novas cabines, mantendo os modelos T, os R e acrescentando a P. Inicialmente com os motores 11 litros, dava origem ao 114 e em seguida o 12 litros a 124. Já o P94 continuava a vir da Argentina com câmbio de 9 marchas e motor 8,9 litros agora com 260 cavalos. O P114 tinha opções de 320 e 360 ​​cavalos, já o P124 contava com as potências de 360 ​​ou 420, todos em opções de chassis e tração.

Outras versões P da Scania foram surgindo nos seguintes anos, como o P124 8×4, lançado em 99, P124 400, P94 260 em versão 8×4, dedicado à construção civil e o P94 220, criado em 2001 para concorrer no segmento de distribuição com Mercedes-Benz 1620 e Volkswagen 23 220 por exemplo. Em 2003 o P94 ganhou a versão cavalo mecânico de 300 cavalos, ainda vindo da Argentina! Dois anos depois em 2005 a Scania trazia a produção das P94 para o Brasil com motor 5 cilindros de 8,9 litros lançando no mercado os modelos 230, 270 e 310 cavalos.

Em 2007 a Scania lançava sua 5° geração. Os modelos P, agora se estendiam há muito mais opções de motores e potências, continuavam a ser menores opções, mais baixas e com tendência de receber menos itens de conforto e tecnologia que os modelos maiores. O P420 6×4 e o peculiar P270 à álcool, foram novidades para a linha de 2011. Para se adequar às normas de 2012 a Scania fez mudanças em seus motores, agora com 9,3 litros o P230 dava lugar ao P250, o novo P360 recebia as opções 6×4, cavalos mecânico e motor 6 cilindros de 13 litros. Era lançado também um dos maiores sucessos da série P, o bidirecional de fábrica P310!

 A Série 5 da Scania perdurou então até 2008, já que para 2019 foi lançado a nova geração que se tornou ainda mais modular, com muitas opções de combinações de chassis, eixos e tração. Além das várias cabines: Baixas, altas, estendidas e leito, combinadas com várias motorizações e potências.

Sendo mantidas como menores opções as cabines P, seguidas pelas opções G, R e S, sendo possível então cabines P, tanto como caminhões rígidos como cavalos mecânicos, com motores menores ou maiores. Sendo os menores os de 6,7 litros e opções de potências de 220, 250 e 280 cavalos e os de cinco cilindros 9 litros com 280, 320 e 360 ​​cavalos. Assim a cabine P chegou a atual geração de forma bem definida deixando como legado na história vários modelos no mercado.


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Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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