Foto: Reprodução / Internet
O adicional de periculosidade é, como o nome já diz, um adicional que os trabalhadores que exercem atividades consideradas pela lei, como perigosas, recebem sobre o salário.
A lei estabelece que o valor a ser pago, é de 30% sobre o valor do salário base do trabalhador. Desta forma, portanto, se um caminhoneiro tem um salário base de R$ 2000,00, com o acréscimo, ele tem que receber R$ 2.600,00 por mês.
Atividades consideradas perigosas
Inflamáveis, explosivos, energia elétrica, radiação ou ionizantes, são atividades que apresentam riscos à vida, portanto, quem trabalha com essas atividades, têm o direito de receber o adicional de periculosidade.
Assim sendo, todos os motoristas que transportam produtos de origem química, biológica ou radiológica que são nocivos ao meio ambiente, à população e aos seus bens, exercem atividade perigosa.
Fique atento!
Segundo a Justiça do trabalho, se o caminhão que você dirige tem o tanque de combustível com capacidade superior a 200 litros, então você também tem direito ao adicional de periculosidade.
Aí gostou das informações? Comenta nas redes sociais do Brasil do Trecho, se essa informação foi útil, ou se você já tinha conhecimento dela. Sua interação nos motiva a continuar produzindo conteúdos de relevância!
Redação – Brasil do Trecho
Esta postagem foi publicada em 22 de outubro de 2022 14:00
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário