O instrutor técnico operacional, Anderson Dantas, traz dicas valiosíssimas para conservar a durabilidade dos motores diesel.
Segundo ele, a durabilidade do motor estar relacionada a fatores como: operação e manutenção preventiva.
1º Dica: manutenção preventiva. Se o caminhão é utilizado para trabalhos rodoviários mais leves, por exemplo, a manutenção pode ser retardada porque o tipo de trabalho realizado não exige tanto do trem de força, explica o instrutor.
Mas se o veículo é empregado nas atividades pesadas, carregando mais de 100 tonelada no fora de estrada, as manutenções preventivas devem ser antecipadas, por conta do maior desgaste do motor.
2º Dica: responsabilidade do motorista. Se o condutor notar que está faltando um pouco de óleo no motor, tem que ficar atento ao nível mostrado na vareta, pois se o nível estiver entre o máx. e min. Não colocar mais que dois litros e meio de óleo.
Nunca colocar óleo diferente daquele que já estar no caminhão; ao dar partida no veículo, não acelerar num nível alto de rotação, pois o óleo do motor leva segundos até chegar às peças. Para aceleração mais elevada, esperar chegar no mínimo a 70º do líquido de arrefecimento.
Após subir uma serra e parar o caminhão, não deligue o motor até que o turbo compressor possa parar por inércia. Deixe uns 30 segundos ligado em marcha lenta, a fim de manter a durabilidade do turbo compressor.
Quando o líquido de arrefecimento estiver muito quente, a ponto de ferver, deixe o caminhão funcionando de 3 a 4 minutos em regime de 1000 rpm. Após isso, deixar em marcha lenta por trinta a quarenta segundos, e na sequência desligue o veículo.
Com informações do canal Anderson Dantas Ecotraining
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário