Dicas para motorista

Quando avançar o sinal vermelho é permitido

Você sabia que em alguns casos o condutor não é multado

Esse é um tema muito polêmico e que ainda tira o sono da maioria dos motoristas. Afinal, quando podemos ultrapassar o sinal vermelho? Nesse artigo vamos te explicar o que é válido ou não, de acordo com o professor Carlão, do canal “Manual do Trânsito”.

Recentemente, em abril de 2021, houve uma alteração no artigo 208, que fala justamente sobre o sinal vermelho. Nele diz que mesmo que o semáforo esteja na cor vermelha, se houver alguma sinalização que permita a livre conversão à direita, não será considerado uma infração de trânsito.

Outro ponto importante, quando um sinal não está funcionando e um agente de trânsito fica responsável por controlar os veículos, caso algum motorista faça a ultrapassagem no momento em que o agente sinaliza com as mãos a necessidade da parada, é considerado um avanço do “sinal”. Entretanto, o que causa uma grande comoção por parte dos motoristas, são os horários de ultrapassagem do sinal. Muitos condutores alegam que de madrugada, o risco de roubo é muito grande e por isso é perigoso ficar parado esperando o sinal abrir.

Em casos de zona perigosa, o órgão de trânsito pode deixar o sinal intermitente, ou seja, ele poderá deixar os equipamentos de fiscalização desligados. Além disso, existem alguns estados e municípios que praticam leis locais que autorizam o avanço do sinal vermelho a partir de certo horário. Contudo essas medidas serão respeitadas, apenas se forem aceitas pela União. Para mais notícias como essa, acompanhe nosso blog, Brasil do Trecho! 

Vídeo: Manual do Trânsito

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto