Scania

Scania T 143 o último V8 bicudo da marca no Brasil

Caminhão de grande sucesso na Scania no Brasil

Nesse artigo vamos falar dos caminhões bicudos, queridos por grande parte dos caminhoneiros! Esse modelo foi muito usado até a década de 90, onde passou a ficar menos popular, até sua extinção em 2006, por conta da resolução 210 do CONTRAN, que limitou o tamanho dos caminhões.

Entretanto, enquanto estavam em alta os bicudos trouxeram grandes clássicos para o cenário brasileiro. Como foi o caso do último caminhão V8 da Scania, o T143, lançado em 1991 com os outros modelos da série 3. Ele contava com motor próprio da Scania, o dsc14 turbo de 14 litros, que desenvolvia até 450 cavalos de potência a 1900 RPM, tendo um torque de 195 KGFM a 1.150 RPM.

O fato do torque máximo ser obtido em rotação mais baixa, fazia com que o motorista fizesse menos trocas de marcha. Comparando com o seu antecessor, o modelo apresentava uma melhora na potência que era de 410 cavalos e passou a ter 450 e o torque que era de 171 KGFM e passou 195. Mas as mudanças não ficaram apenas na força, porque o caminhão também trouxe novos cabeçotes, pistões, coletores, etc.

Enquanto a câmera de gás foi reduzida o cárter teve o volume aumentado de 26 litros para 30 litros, o motor também teve redução de consumo e poluição. Os caminhões foram disponibilizados nas versões H e E, onde a versão H vinha na configuração 4×2 e a versão E na versão 6×4. Em 1993, chegou a linha Top Line da Scania que trazia algumas novidades, especialmente para sua cabine ainda mais confortável e ganhava mais 22,5 centímetros de altura.

 Seus principais concorrentes eram o 1941 da Mercedes e os modelos da Volvo NL12, 400 Power e o 410. Em 1995 a Scania passou a disponibilizar para o T143 a caixa GRS 900 de seis marchas e no ano seguinte 1996, a marca anuncia o fim de sua produção junto à sua produção do R143, que também simbolizaria uma causa na produção dos caminhões V8, que só voltaria 5 anos depois em 2001 com o R164, modelo que já se adequava aos padrões de uma cabine avançada.

Apesar de ser um bom caminhão, o T143 não obteve vendas significativas, por conta de o mercado demonstrar uma preferência pelo Scania 113 de 6 cilindros que era mais econômico. E então, o que acha desse modelo? Para mais notícias como essa, acompanhe nosso blog, Brasil do Trecho!  

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Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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