Caminhoneiro tem direito adicional noturno?

Muitos caminhoneiros buscam informação sobre se têm direito ao acréscimo noturno no seu salário. De acordo com a CLT, o adicional noturno é garantido para trabalhadores que executam seu serviço

caminhoneiro dirigindo a noite
Caminhoneiro rodando a noite. Foto: Reprodução da internet

Muitos caminhoneiros buscam informação sobre se têm direito ao acréscimo noturno no seu salário. De acordo com a CLT, o adicional noturno é garantido para trabalhadores que executam seu serviço em horário de 22h às 5h. O direito ao adicional noturno é assegurado aos caminhoneiros que fazem jornadas de trabalho ininterruptas durante esse período.

O pagamento do adicional noturno é um direito garantido e obrigatório por lei, portanto, é obrigação das empresas pagarem essa parcela a seus trabalhadores. A lei determina que o caminhoneiro tem direito ao acréscimo de 20% ao valor da hora normal. O valor é determinado para cada período de trabalho, independentemente do modo de cálculo do salário.

Adicional é válido por toda semana 


No entanto, outras situações também são previstas pela lei e o caminhoneiro também tem direito ao adicional noturno. As situações onde o trabalhador tem direito a essa parcela são as que envolvem a execução de serviços em turnos, transporte de pessoas ou mercadorias, locomoção de veículos entre outras.

É importante ressaltar que o caminhoneiro tem direito ao pagamento do adicional noturno todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. O salário do trabalhador não pode ser reduzido, nem afetado pelo pagamento desta parcela. O objetivo é ressaltar a importância da remuneração para aqueles que trabalham em horário noturno.

A legislação precisa ser cumprida


É preciso ter em mente que o caminhoneiro tem direito adicional noturno em várias situações previstas pela lei. Portanto, cabe às empresas garantirem que seus trabalhadores sejam remunerados corretamente pelo serviço executado durante esse período. Assim, é possível ordenar a relação entre os dois, garantindo que ambos cumpram com a legislação trabalhista.

E você, já recebeu adicional noturno? Deixe aqui nos comentários. Para mais notícias como essa, acompanhe nosso site, Brasil do Trecho! 

Redação – Brasil do Trecho