Caminhoneiro fazendo churrasco durante o Natal. Foto: Felipe Souza/ BBC Brasil / BBC News Brasil
No próximo domingo(25) será comemorado em todo o mundo o feriado de natal, uma festa com significado cristão, mas até mesmo quem não possui essa crença tem o costume de se reunir com seus familiares nessa data tão esperada.
Muitos usam o natal para se reunir com a família e comemorar todas as coisas boas que aconteceram no decorrer do ano, além de compartilhar momentos entre os que são primordiais.
Ninguém quer ficar longe de quem mais ama durante o período natalino, inclusive os nossos profissionais das estradas desejam ficar cada vez mais perto dos seus entes queridos, entretanto infelizmente essa não é bem a realidade.
Muitos caminhoneiros no próximo sábado onde já é véspera de natal estarão longe de casa e não poderão compartilhar esta data com seus familiares.
Alguns tentam até driblar o período longe de casa levando pelo menos a esposa e os filhos consigo durante a viagem, porém algumas empresas não autorizam esse tipo de situação nem mesmo em épocas de festividades como as datas comemorativas de fim de ano.
A maioria dos profissionais só poderão contar com um celular para poder se comunicar com quem mais amam durante o natal e ter que resistir está longe fisicamente da sua família.
As transportadoras não são obrigadas a permitirem parentes ou familiares dos motoristas na empresa ou dentro do caminhão, entretanto se a segurança do trabalho e das pessoas forem garantidas, não seria um grande empecilho para os patrões.
Algumas empresas pontuam que o caminhoneiro segue uma escala e mesmo em feriados é necessário realizar o trabalho como se fosse outro dia qualquer respeitando a sua jornada.
Nesse momento vale a empatia, se colocando no lugar do outro e avaliando a melhor alternativa para o bem-estar do colaborador. Uma divisão logística pode contribuir para que o caminhoneiro passe o natal perto de sua casa.
Colocar o motorista em uma rota próxima ao seu lar facilitaria a ida do caminhoneiro às festividades de fim de ano e não alteraria sua jornada de trabalho.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário