História das duas configurações
O bitrem de 9 eixos é mais recente do que o rodotrem, ele surgiu em 2001 com a Michelon. Já o 3×3 curto surgiu pouco tempo depois dos 9 eixos entrarem no mercado, mas enquanto o primeiro era fabricado por montadoras, o segundo era uma adaptação do bitrem de 7 para 9 eixos, adaptados por muitas oficinas mecânicas.
No fim das contas, PBT combinado era o mesmo dos 9 eixos longos atrelados a um cavalo 6×4, mas o investimento para a adaptação era menor do que adquirir um de fábrica.
Nos anos 2000 foram surgindo cada vez mais bitrens 3×3, devido ao ganho de carga em relação aos 7 eixos. Mas os órgãos regulamentadores limitaram a adaptação desses modelos.
Assista o vídeo:
Bitrem 3×3 curto
As vantagens do bitrem 3×3 curto são:
Mesmo com PBTC dos 9 eixos, conta com uma tara menor com maior possibilidade de transportar cargas líquidas;
- Capacidade para transportar 2 toneladas a mais;
- É mais barato que seu concorrente;
- Não tem restrição de circulação noturna.
Bitrem 9 eixos
As vantagens dos 9 eixos são:
- O desgaste dos pneus e da suspensão são menores;
- Menos probabilidade de sofrer trincas no chassi do que o 3×3 curto;
- Uma menor possibilidade de tombamento em relação ao 3×3;
- Livre circulação por todos os estados brasileiros.
Na sua opinião, qual configuração é mais vantajosa?