Apesar de dominar o seu setor, o valor para aquisição não é nada barato
A Scania possui uma linha focada nos veículos para fora da estrada, a XT uma das mais completas do mercado onde o próprio cliente pode personalizar da forma que mais agrade ao serviço que o caminhão irá prestar.
Para compor essa linha que já conta com outros veículos, chegou o R660, que conta com 71 toneladas de peso bruto total, 210 toneladas de capacidade máxima de tração e 50 toneladas de carga líquida também trazendo um sistema de injeção XPI que é mais rentável economicamente além de estar associado a sustentabilidade com a capacidade de diminuição na emissão de gases que causam o efeito estufa.
O novo caminhão conta com muitos diferenciais, mas o que realmente faz ele se tornar o melhor em sua categoria fora das estradas é o motor V8 10 x 4 destinado principalmente para trabalhos pesados como em mineração.
O motor tem capacidade de gerar 660 cavalos a vapor com torque de 333,7 kgfm além de possuir capacidade de 16 litros. Ele tem admissão a ar fazendo com que o ar mais limpo seja fornecido ao motor, sistema essencial em ambientes como o de mineração.
Como item de segurança a Scania disponibiliza o freio retarder com potência de 679 cavalos já que em ambientes de mineração é bem mais difícil fazer a frenagem dos caminhões.
Veja os detalhes do caminhão Scania R660
O R660 também conta com outros sistemas como os de proteção para o farol principal, lâmpadas de neblina, além de para-choque com airbags laterais.
A cabine também sofreu alterações com os espelhos e retrovisores que foram ampliados, banco do motorista com a posição mudada para aumentar a visão do profissional e um painel mais rebaixado evitando a perda da visão de ponto cego.
Detalhes do interior do caminhão




Para que esse caminhão possa trabalhar em mineração são necessários os seguintes itens:
- Cabine com semi leito;
- Tanque de aço com capacidade para 395 litros;
- Pneus 325 95;
- ︎Rodas 94.
Qual é o valor do novo scania?
Com esse caminhão tendo várias transformações e também específico para trabalhos duros, seu valor sai por volta de 2 milhões de reais, entretanto com o serviço prestado que tende a ser muito lucrativo, o proprietário poderá ter rentabilidade mesmo com um veículo tão caro.
Leia também:
Redação – Brasil do Trecho

