Conheça sobre a tabela FIPE, referência de valores para o seu automóvel

Com quase 50 anos de existência, a tabela é usada como referência em compra e venda de veículos

Comprando um carro novo
Foto: Reprodução da internet

Com quase 50 anos de existência, a tabela é usada como referência em compra e venda de veículos

Quando se trata em valores de automóveis usamos como referência a tabela FIPE(fundação Instituto de pesquisas econômicas) uma organização criada em 1973 que auxilia com parâmetro negociações, compras e avaliação de veículos conforme a média de mercado, mas você sabe o que isso significa?

Quando você for comprar ou vender um veículo utilizando a tabela FIPE como referencial, poderá te ajudar mostrando variações de baixa e alta na aquisição ou venda de veículos usados ou seminovos.

Também é possível usá-la para comprar um veículo novo onde é calculado o preço básico de acordo com as variações de determinadas concessionárias e pontuando também o preço de saída.

Vale ressaltar que não é obrigatório o uso da tabela FIPE em venda, revenda ou compra de qualquer veículo, mas ela serve para dar um referencial onde a pessoa que vende não coloque um valor muito abaixo ou muito acima do preço de mercado atualizado.

Uso da FIPE pelas seguradoras

Esse parâmetro de mercado encontrado na tabela pode ser usado como um grande referencial onde até mesmo as seguradoras utilizam da organização para poder recompensar seus segurados em caso de indenização de sinistro.

É utilizado o valor atual do automóvel conforme a Fipe para o pagamento de indenizações principalmente em caso de sinistro com perda total onde 75% do veículo foi condenado.

Algumas apólices podem pagar apenas 50% da tabela FIPE, outras já cobrem o valor total. Verifique as cláusulas do documento para ver qual valor você terá direito caso precise utilizar o seguro.

Redação – Brasil do Trecho