Diesel S10 pode ser considerado limpo?

Muitos especulam sobre a superioridade do diesel S10 em cima do S500 onde é benéfico ao meio ambiente e também a economia e limpeza do automóvel.

Óleo S10 e s500 olha a borra no tanque
Óleo S10 com presença de sujeira no tanque. Foto: reprodução da internet

Foi verificado o tanque do diesel S10 e não estava como o esperado

Muitos especulam sobre a superioridade do diesel S10 em cima do S500 onde é benéfico ao meio ambiente e também a economia e limpeza do automóvel.

Em relação à limpeza existe um mito por trás do S10 pontuando que ele não é tão sujo como o S500 inclusive não possui borra, mantendo o sistema de combustível limpo.

Em uma inspeção feita no tanque de uma Hilux SW4 ano 2010 abastecida com diesel S10, mostra a realidade por trás do combustível que por muita das vezes é bastante elogiado.

O tanque retirado da caminhonete foi inspecionado e a primeira visão foi de que o componente estava bastante sujo devido à utilização do diesel S10.

Retirando o excesso de óleo foi possível ver uma borra no fundo do tanque e toda a bancada usada para desmontagem ficou bastante suja, desmistificando a teoria de que o S10 seja limpo.

Assista o vídeo:

YouTube video

Diferença entre o S500 e o S10

Os dois combustíveis são óleo diesel e podem ser usados em caminhonetes, caminhões ou qualquer automóvel ou motor que aceite esse tipo de combustível.

Os veículos fabricados a partir do ano de 2012 só poderão utilizar o S10 por ser mais benéfico ao meio ambiente em relação às novas diretrizes de sustentabilidade das empresas.

Enquanto o S10 contém 10 partes de enxofre por milhão, o diesel comum, o S500, possui 500 partes de enxofre por milhão, poluindo muito mais o meio ambiente, gerando um grande impacto ambiental tanto que não é aconselhável fazer a mistura dos dois combustíveis.

Redação – Brasil do Trecho