Fraude no auxílio caminhoneiro? TCU vai investigar

Pessoas fora dos requisitos estão recebendo o benefício destinado aos caminhoneiros e taxistas

Auxilio emergêncial
Contando dinheiro – Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Pessoas fora dos requisitos estão recebendo o benefício destinado aos caminhoneiros e taxistas

Com a última parcela do auxílio caminhoneiro marcada para ser paga no mês de dezembro, o Tribunal de Contas da União(TCU) fez uma auditoria que apontou indícios de irregularidade dos pagamentos do benefício.

Conforme auditoria, pessoas que estavam com o CPF suspenso ou cancelado(um dos requisitos para receber o benefício é a situação regular do documento) estavam recebendo o auxílio caminhoneiro.

Com esse erro, R$ 3,7 milhões foi o montante de prejuízo oriundos de pagamentos não necessários das primeiras duas parcelas beneficiando pessoas que não se enquadram no programa.

O pente fino está sendo feito para identificar todas as pessoas e por qual motivo elas conseguiram receber o benefício sem atender os requisitos necessários. Não sabemos se elas serão obrigadas a devolver os valores recebidos.

Entenda o benefício

O auxílio para os motoristas de transporte de cargas e taxistas foi criado e começou a ser pago no segundo semestre de 2022 com o intuito de ajudar os profissionais das estradas em relação ao abastecimento de combustível.

Intitulado de bem caminhoneiro, o auxílio começou a ser pago no mês de agosto com parcela dupla referente também ao mês de julho tendo término com a última parcela no mês de dezembro.

Com o valor de R$ 1.000,00 mensais, ainda não se sabe se o próximo governo continuará mantendo esse benefício para a classe do transporte terrestre que recebe a última parcela no próximo sábado, dia 10.

Redação – Brasil do Trecho