Uma equipe da PRF abordou um caminhão na BR 174, em Mato Grosso. O veículo chamou a atenção dos agentes por conta da suspensão elevada, além de outras irregularidades.
Os policiais iniciaram as medições no veículo e constataram uma elevação de 60 mm. A legislação de trânsito brasileira só permite 50 mm, por isso o motorista foi autuado.
Ele alegou ter comprado o caminhão com as alterações e disse saber sobre a proibição do arqueamento.
Ou seja, 3,5 centímetros por metro de comprimento e as lanternas traseiras não podem exceder 1,20 metros acima do piso.
A Polícia Rodoviária Federal, reforçou que esse tipo de alteração aumenta a chance de acidentes graves.
Elevar os eixos traseiros compromete a estabilidade do caminhão, uma vez que os eixos dianteiros ficam sobrecarregados com a transferência de peso, o que pode causar avarias quando as rodas cruzam desníveis ou buracos na pista e aumenta consideravelmente o risco de tombamento em curvas.
O para-choque traseiro deixa de exercer seu papel por estar mais alto, aumentando o risco de prejuízos em uma colisão.
Além disso, até os próprios caminhoneiros ficam mais expostos ao perigo, pois no caso de uma frenagem inesperada, a elevação traseira empurra a carga para a frente, em direção à cabine.
Com informações da Polícia Rodoviária Federal
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário