Saiba o que é, e como funciona o motor Euro 6

Na Europa, o sistema Euro 6 começou a vigorar em 2013, sendo o continente pioneiro na implementação de novas políticas nessa área, por isso a sigla EURO.

Apresentação do motor Euro 6
Projeto motor Euro 6. Foto: reprodução da internet

Na Europa, o sistema Euro 6 começou a vigorar em 2013, sendo o continente pioneiro na implementação de novas políticas nessa área, por isso a sigla EURO.

O que é o Euro 6?

Basicamente podemos definir o sistema Euro 6 como um conjunto de normas que regulamentam as emissões de poluentes dos motores diesel. Aqui no Brasil, o responsável por esse tipo de regulamentação é o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Para que serve o Euro 6

O Euro 6 dispõe de um sistema capaz de limitar em 0,09 gramas a emissão de hidrocarbonetos para cada cavalo de potência do motor por hora de funcionamento.

Ele ainda consegue reduzir as emissões de óxido de nitrogênio, o NOX, diminuindo a poluição do meio ambiente pelas emissões de gases tóxicos provenientes dos motores diesel.

Como funciona o Euro 6

O sistema do Euro 6 utiliza as mesmas tecnologias do Euro 5, sendo: o SCR e o EGR, mas ele utiliza as duas tecnologias simultaneamente.

SCR – é o sistema que converte os gases poluentes que sairiam pelo escapamento do caminhão, em nitrogênio e vapor de água, substâncias não poluentes ao meio ambiente.

 Já o EGR – reduz a emissão de poluentes através da diminuição da temperatura da câmara de combustão e por meio da recirculação dos gases. O sistema EGR dispensa o uso do Arla 32, enquanto o SCR precisa do Arla 32 para funcionar.

Assista o vídeo:

YouTube video

Quando vai entrar em vigor no Brasil?

Em 2018, o CONAMA publicou no Diário Oficial da União a Resolução 490 que institui novos limites para emissão de gases poluentes dos veículos comerciais com motores a diesel.

Conforme o cronograma da resolução, as novas regras entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2023 para os veículos em produção. Essa é a oitava fase do Proconve, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que equivale às normas do Euro 6.

Redação – Brasil do Trecho