Usina mineira é autorizada a utilizar rodotrem em sua frota

Uma usina mineira é a responsável por ser a primeira a ter um rodotrem trafegando com quase 100 toneladas em sua frota.

Rodotrem no Brasil
Caminhão rodotrem. Foto: reprodução

Foi concedida uma autorização especial para o tráfego do veículo

Uma usina mineira é a responsável por ser a primeira a ter um rodotrem trafegando com quase 100 toneladas em sua frota. A Delta Sucroenergia teve autorização especial de trânsito(AET) concedida pelo departamento de edificações de estradas e rodagens de Minas Gerais(DER-MG).

A empresa poderá contar com a nova aquisição na próxima safra com veículos para o transporte de cana-de-açúcar com até 91 toneladas. Os Rodotrens serão de grande importância facilitando o transporte de carga na área rural.

O rodotrem que possui peso bruto total combinado(PBTC) de 91 toneladas e 11 eixos, sempre teve várias restrições devido ao uso combinado e também ao peso e por isso que ao longo dos anos o assunto foi responsável por várias discussões em relação ao seu uso.

Muitas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito(Contran) já foram aplicadas na utilização desse tipo de veículo, a última atualização feita em setembro de 2021 trouxe outras modificações principalmente com veículos fabricados e comercializados entre os anos de 2017 e 2018.

Na última atualização algumas regras mudaram incluindo a definição de rota que deverá ser mais curta e outros pontos específicos para o tráfego de rodotrens.

Os pontos dessa mudança que realmente ajudaram a Delta sucroenergia foi em relação ao percurso que coube dentro das especificações e possibilitou a usina a conseguir a autorização especial de trânsito.

Quais as regras para o tráfego de um rodotrem?

Os rodotrens precisam respeitar alguns pontos para conseguirem trafegar dentro da lei, solicitando autorização especial de trânsito para que o tráfego seja lícito.

Os veículos devem respeitar uma distância mínima de 300 metros de cada rodotrem e jamais andar em comboio, além de manter uma velocidade máxima de 60 km/h que vai auxiliar no transporte de um veículo tão grande e também para manter a vida útil do asfalto gerando menos impacto.

Também deve ser levada em consideração a distância total do percurso que o caminhão irá fazer e em qual lugar(rodovia ou estrada) irá trafegar.

Redação – Brasil do Trecho